segunda-feira, 16 de setembro de 2019

Disputas municipais na base de Camilo antecipam clima eleitoral

A pouco mais de um ano das eleições municipais de 2020, o Governo Camilo Santana (PT) já está tendo dificuldades de lidar com conflitos municipais em sua ampla base aliada, uma vez que, embora o arco de aliança governista compreenda 39 dos 46 deputados estaduais, muitos são adversários nos municípios. Em embates públicos e nos bastidores, aliados vêm brigando pela paternidade de obras, disputando inaugurações e cobrando mais da gestão estadual.
Na semana passada, o Governo do Estado precisou remarcar a inauguração de uma Areninha em Uruburetama, em meio a conflitos entre grupos políticos. Leonardo Araújo (MDB) e Romeu Aldigueri (PDT) são aliados do governador, mas adversários no município. Após a recente mudança na gestão municipal pelo afastamento do prefeito, José Hilson de Paiva, que está preso, o clima pesou com o Governo: o emedebista reclamou a auxiliares de Camilo por não ter sido convidado para o evento de inauguração.
"Fui com o governador lançar a pedra fundamental e tive conhecimento pela oposição que o atual prefeito estava inaugurando. Reclamei e tiveram o cuidado de remarcar para o dia 20", relata Leonardo. Romeu, por sua vez, diz que a Areninha faz parte de um programa do Governo do Estado e que a obra não é "mérito" de um deputado. "É muita briga por pouca coisa", alfineta.
Assim como ocorre em Uruburetama, o Governo tem na base aliada muitos deputados que se enfrentam em outros municípios e disputarão o apoio do governador às suas lideranças em 2020. Reeleito com quase 80% dos votos, Camilo Santana é tido como um dos principais cabos eleitorais no Estado.
Já no município de Granja, do qual Romeu já foi prefeito e que é comandado, hoje, pela sobrinha, Amanda do Romeu (PDT), ele teve 16.126 votos em 2018. O adversário pedetista, por sua vez, obteve 7.636 votos. Sérgio Aguiar avalia que o governador terá que tomar decisões sobre o envolvimento dele nos municípios nas próximas eleições.
O município de Iguatu é outro cobiçado por vários governistas. Na Assembleia, a família do deputado Agenor Neto (MDB), ex-prefeito, e a família do deputado Marcos Sobreira (PDT), ex-vice-prefeito, disputam influência na cidade. Agenor teve quase 19 mil votos; já Marcos, quase 18 mil.
Agora, eles enfrentam novo concorrente na região: o grupo de Domingos Filho, presidente estadual do PSD, também governista. Domingos se aproximou do prefeito de Iguatu, Ednaldo Lavor, que é ex-aliado da família Sobreira.
 (Diário do Nordeste).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Em boa fase, Ceará recebe o Itabaiana-SE almejando classificação na Copa do Nordeste

  (Wilson Gomes/O repórter de todas as notícias) - Vivendo ótimo momento na temporada, o Ceará, chega com a confiança elevada para tentar c...