terça-feira, 11 de setembro de 2012

Artesãos premiados com o TOP 100 apostam em comércio eletrônico

Pela terceira vez contemplada no Prêmio TOP 100 de Artesanato, a Associação dos Pequenos Produtores Rurais e Artesãos de Carqueijo, localizada no município de Mucambo, na região Norte do Ceará, está descobrindo um mundo de oportunidades de negócios na internet. Há oito meses, os artesãos montaram uma loja virtual no site www.carqueijoartesanato.com.br/lojavirtual e já contabilizam bons resultados.

Segundo o presidente da associação, Gilmar Martins, as vendas cresceram consideravelmente nesse período, mas o principal retorno tem sido os testemunhos dos clientes parabenizando pela iniciativa e elogiando a qualidade do serviço. “Até agora não fizemos muita divulgação da loja virtual. Vamos intensificar esse trabalho nos próximos meses e acredito que poderemos ter um crescimento de até 25% das vendas em um ano”, avalia o artesão.

Ele conta que o primeiro cliente virtual fez a compra de Fortaleza e adquiriu um conjunto de jogos americanos para presentear um amigo nos Estados Unidos. Gilmar diz que, atualmente, os produtos são despachados apenas para localidades no território nacional. No entanto, os artesãos já têm experiência em exportação e sabem que o mercado internacional rende bons negócios.
Por isso, a ideia é investir cada vez mais na loja virtual e, à medida que a ferramenta for conquistando novos clientes, expandir também as possibilidades para além das fronteiras brasileiras, tendo como foco também os turistas estrangeiros que conheceram o Ceará, se encantaram com o artesanato e desejam adquirir outras peças, além das já levadas na bagagem após a viagem.

Estética, valor cultural, qualidade e originalidade são algumas das características do artesanato produzido em Carqueijo, cuja principal tipologia é a tecelagem a base de fio de algodão e fibras naturais. Com essa matéria prima, os artesãos fazem diversos produtos como jogos americanos, redes de dormir, tapetes, arandelas, jogos para banheiro, caminhos de mesa, cortinas, luminárias, abajures, entre outros. Os produtos do Carqueijo Artesanato já foram vendidos para grandes clientes nacionais, como Natura e Tok Stok.

Top 100
Outra característica dos produtos do Carquejo Artesanato são os três prêmios consecutivos do TOP 100 de Artesanato. O prêmio reconhece e valoriza o trabalho realizado por artesãos de todo o País e seleciona as 100 unidades produtivas mais competitivas, com o diferencial de levar em conta na escolha dos premiados os processos produtivos com foco no mercado, como inovação, eficiência produtiva, logística, viabilidade comercial, responsabilidade social e gestão estratégica da unidade.

Na terceira edição do prêmio, realizada neste ano, quatro unidades produtivas do Ceará foram contempladas. Os artesãos participam nesta terça-feira (4) da solenidade de premiação nacional no Rio de Janeiro. “Vamos aproveitar a oportunidade da viagem para divulgar a nossa loja virtual na Cidade Maravilhosa”, afirma Gilmar.

Dificuldades
O presidente do Carqueijo Artesanato acredita que o comércio eletrônico é um novo mercado que pode render uma boa fatia de mercado para as pequenas empresas, no entanto ainda há muitas barreiras a serem superadas para o êxito da utilização da ferramenta com esse propósito. “Ter um site hoje em dia é fundamental para nos modernizarmos e chegarmos mais perto dos clientes, mas o grande problema é que não estamos acostumados a esse novo ambiente virtual. Hoje, uma pessoa nos ajuda, mas o site ainda precisa melhorar para ficar do jeito que queremos”, diz o artesão.

De acordo com Gilmar, o Sebrae tem sido um grande parceiro da associação com ações de capacitação, associativismo, acesso a mercados, melhoria do design dos produtos, entre outros. Para o gestor de artesanato do Sebrae na região norte, Tomaz Machado, a associação dos artesãos do Carqueijo é destaque na região Norte cearense pelo nível de organização da associação e pelo empreendedorismo. "Eles estão sempre buscando novas oportunidades e o Sebrae permanentemente ao lado deles", ressalta.
(Via Blog Radio Debate).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Amor que vence desafios: paciente em cuidados paliativos na Santa Casa de Sobral realiza sonho de casamento

  ( Wilson Gomes/O repórter de todas as notícias) - Dona Maria do Socorro Araújo de Sousa e Francisco Benedito de Sousa, ambos com 65 anos ...