segunda-feira, 19 de agosto de 2013

POLÍTICA: Guimarães e Eunício discutem relação entre os dois partidos

(Cearanews7/Renata Paiva) - Os cacos da relação PT-PMDB continuam sendo reconstruídos. Hoje, 19, quatro lideranças dos dois partidos - líder do PT na Câmara,
deputado José Guimarães; o presidente do PT Nacional, Rui Falcão; o senador Eunício Oliveira (PMDB) e o vice-presidente da República, Michel Temer - estarão reunidas no Palácio do Jaburu, em Brasília, para tentar contornar a atual relação espinhosa e fragilizada.
O principal foco de estremecimento entre as legendas nasceu no Congresso e ficou mais evidente durante a aprovação da MP dos Portos na Câmara. Depois veio a apresentação do pedido de abertura da CPI da Petrobras, chegando a quase ruir diante dos protestos de junho.

Essa situação respinga e contamina diretamente a formação de palanques estaduais que darão sustentação a reeleição de Dilma. Para o deputado José Guimarães, existe uma necessidade real de rearticular a base, para chegar a um acordo, e assim acabar com os maus entendidos que vem acontecendo.

“Está tudo invertido. Os aliados agem contrariando as decisões do Planalto. A aprovação do Orçamento Impositivo, por exemplo, é contrária ao desejo de Dilma”, pontuou. Mas, na pauta da reunião de hoje, segundo Guimarães, além da postura atual dos aliados da base do governo, também poderá ser discutida a construção de uma nova ponte para sedimentar a reeleição de Dilma, a formação dos palanques estaduais e alianças nacionais.

No Ceará, Eunício está predisposto a participar da corrida ao Palácio da Abolição e o PMDB tem colocado a candidatura como prioritária para manutenção do acordo.

Déjà vu
Na eleição de 2010, o PMDB também ameaçou desfazer a aliança com o PT. Entretanto, hoje, o partido mira uma alternativa dentro do próprio campo governista, com Eduardo Campos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Segundo estudo, nova variante do vírus HIV está presente em três estados do Brasil

 Uma nova variante do HIV, vírus da Aids, está circulando em, pelo menos, três estados do Brasil, segundo um estudo realizado pela Universid...