terça-feira, 20 de agosto de 2013

GRANA: Recursos do PAC Cidades Históricas

Fortaleza, Sobral e Aracati são os municípios cearenses que receberão parte de R$ 1,6 bilhão destinado à recuperação e revitalização das cidades do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) Cidades Históricas. O anúncio foi realizado na manhã desta terça-feira (20) pela presidente Dilma Rousseff em São João Del-Rei (MG). No total, serão 19 intervenções em patrimônios cearenses.
 Além da requalificação de praças, museus, palacetes e igrejas, ainda serão restaurados, em Sobral, galpões da antiga Fábrica de Tecido - no Campus da Universidade Federal do Ceará (UFC) - e a implantação do Instituto de Urbanismo de Sobral, onde atualmente funciona o Teatro Apolo.
Nacionalmente, entre as 425 obras que serão realizadas, 115 serão em imóveis que abrigam equipamentos culturais, como teatros, cinemas e bibliotecas, além de 39 museus.
O modelo de desembolso do programa não prevê repasse integral às prefeituras, mas a liberação de recursos à medida em que as obras forem licitadas. Os municípios selecionados nesta primeira etapa atenderam uma ou mais das seguintes condições: possuir bens tombados em nível federal, ser declarados pela Unesco como Patrimônio da Humanidade, possuir conjuntos urbanos em situação de risco ao patrimônio edificado ou serem conjuntos urbanos que constituam marcos no processo de ocupação do território nacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Em boa fase, Ceará recebe o Itabaiana-SE almejando classificação na Copa do Nordeste

  (Wilson Gomes/O repórter de todas as notícias) - Vivendo ótimo momento na temporada, o Ceará, chega com a confiança elevada para tentar c...