sábado, 26 de março de 2016

A cervejaria que ex-governador do Ceará escolheu

Vem verão, vai verão, a cervejaria Itaipava aparece envolvida na Operação Lava Jato. Desta vez, a empresa de Petrópolis, na Região Serrana, que tem a modelo Aline Riscado como garota-propaganda, pode ter sido usada para mascarar doações eleitorais a políticos, através da construtora Odebrecht.
Planilhas apreendidas na 23ª fase da operação, na casa de Benedicto Barbosa Silva Junior, presidente da Odebrecht Infraestrutura, apontam que a cervejaria integra o suposto esquema de doações irregulares. A empreiteira teria usado distribuidoras de cerveja, ligadas à Itaipava, como forma de contribuir em campanhas eleitorais. O montante da doação pode ter superado a cifra de R$ 30 milhões.
Desde que as planilhas foram reveladas pela Polícia Federal, na última quarta-feira (23), políticos citados justificaram as doações da Odebrecht apresentando recibos em nome das empresas Leyroz de Caxias ou Praiamar. No entanto, essas duas empresas não possuem ligação com a empreiteira e, sim, com o grupo Petrópolis, que fabrica as cervejas Itaipava e Cristal.
Elas estão no nome de Roberto Lopes, que seria testa de ferro do dono do Grupo Petrópolis, segundo o fisco paulista. Investigadores da Lava Jato apuram se as doações serviram como forma de financiar dinheiro de caixa 2 para políticos.
Há recibos das duas distribuidoras de cerveja para campanhas do senador Aécio Neves (PSDB) e do ministro da Educação, Aloizio Mercadante (PT), candidato ao governo de São Paulo, em 2010. Nas planilhas, a palavra Itaipava está anotada à mão também ao lado de uma doação que indica R$ 500 mil para o governador do Rio, Luis Fernando Pezão (PMDB). Essa mesma doação para Pezão está relacionada a “Parceito IT”, que seria indício da relação entre a Odebrecht e a Itaipava.
Os políticos citados afirmam que as doações foram declaradas à Justiça e que desconhecem a relação entre a Odebrecht e cervejaria. 

Saber mais: http://odia.ig.com.br/brasil/2016-03-26/grupo-petropolis-cresceu-apos-aproximacao-com-lula.html

2 comentários:

  1. O Senador Eunicio Oliveira (PMDB) tambem está, com a sigla EO.

    ResponderExcluir
  2. O Senador Eunicio Oliveira (PMDB) tambem está, com a sigla EO.

    ResponderExcluir

Em boa fase, Ceará recebe o Itabaiana-SE almejando classificação na Copa do Nordeste

  (Wilson Gomes/O repórter de todas as notícias) - Vivendo ótimo momento na temporada, o Ceará, chega com a confiança elevada para tentar c...