sexta-feira, 11 de março de 2016

Projeto “Dos Livros ao Grafite” chega à comunidade de Santa Cecília, em Viçosa do Ceará




O projeto “Dos Livros ao Grafite: Interpretações artísticas de autores regionais” busca promover o avanço da educação e transformar a vida de crianças e adolescentes do bairro Santa Cecília que vivem em situação de risco e vulnerabilidade social através de ampliação da jornada escolar com ações consistentes que envolvem leitura e interpretação de textos associadas a conteúdos da cultura local. O projeto implantado em março de 2015  conta pela primeira vez com a parceria do Oi Futuro, instituto de responsabilidade social da Oi, através de doação feita ao Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, em ação consorciada com o Itaú Social.

O projeto, uma iniciativa da Secretaria Municipal da Cidadania e Promoção Social, é realizado no Centro de Integração da Cidadania-CIC, e beneficia cerca de 100 crianças e adolescentes da Escola de Ensino Fundamental José Fontenele Magalhães, e também oferece  cursos profissionalizantes para os pais e/ou responsáveis. As oficinas de grafite, pintura em tela, colagens, contação de história e leitura baseadas em livros, histórias, fatos e brincadeiras da cultura regional acontecem semanalmente, no contraturno escolar.

O trabalho intergeracional e comunitário, isto é, que envolve filhos, pais, escola e comunidade, propicia melhoria no rendimento escolar e convivência sociofamiliar e, contribui para a redução das violações de direitos e principais vulnerabilidades vivenciadas por tais famílias. “As mudanças positivas no âmbito familiar e comunitárias são efetivadas a partir da boa qualidade e continuidade dessas ações. Ao buscar o protagonismo social e assegurar os direitos a uma educação de qualidade é de suma importância para as crianças e adolescentes de Viçosa do Ceará”, ressalta Gerlânia Costa, representante do Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente – CMDCA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Em boa fase, Ceará recebe o Itabaiana-SE almejando classificação na Copa do Nordeste

  (Wilson Gomes/O repórter de todas as notícias) - Vivendo ótimo momento na temporada, o Ceará, chega com a confiança elevada para tentar c...