segunda-feira, 28 de outubro de 2019

Em eleições mornas, Tianguá e Irauçuba definem novos prefeitos

Três anos depois, a população de Tianguá repetiu neste domingo (27), nas urnas, o resultado que deu início à sequência de embates políticos e jurídicos que levou o município à incomum situação de, em um curto espaço de tempo, ter quatro gestores diferentes no comando do Executivo.
Eleito em 2016, Luiz Menezes de Lima (PSD), o Dr. Luiz, assumiu por força de liminar, mas foi afastado, no ano passado, por entendimento do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sobre crime de abuso de poder cometido ainda na eleição de 2008, que o tornou inelegível. No domingo, foi reconduzido ao poder por 20.268 tianguaenses, 51,78% dos votos válidos, contra 16.923 votos (43,24%) de Valdeída Azevedo (PDT), 1.135 (2,9%) de Haroldo Aragão (PT) e 814 (2,08%) de Zé Terceiro (Patriota).
Ainda com a apuração inconclusa, mas com vantagem que já tornava impossível uma virada por parte da adversária Valdeída Azevedo, Luiz Menezes chegou ao comitê em um barulhento cenário que o aguardava, mesclando fogos de artifício, carros de som e eleitores efusivos, que disputavam a atenção e o contato do prefeito eleito, no letreiro que marca a entrada da cidade. "Eu vou responder o carinho desse povo com muito trabalho, muita responsabilidade e, acima de tudo, com carinho também", disse.
Luiz deve ser diplomado no dia 11 de novembro, após ter prestação de contas analisada pelo Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE). "Assim como respeitamos o povo, o povo devolve a gente ao lugar da gente. Esse é um recado para os políticos de Tianguá, para que saibam fazer política com o povo e para o povo".
Com eleições marcadas pelo TRE-CE em 17 de setembro, os candidatos tiveram pouco tempo para preparar e realizar campanha, principalmente a adversária Valdeída Azevedo, que, de vice, foi alçada à cabeça da chapa após Regildo Aguiar (PP) ter o registro de candidatura indeferido.
"Meu nome foi cotado faltando 15 dias apenas para as eleições", disse a esposa do ex-prefeito Jean Azevedo, presidente municipal do PDT, tornado inelegível por abuso de poder econômico no pleito de 2016, no mesmo processo que tirou da prefeitura José Jaydson Aguiar (PTB), vice de Jean em 2016 e vencedor da eleição suplementar de junho do ano passado. Durante a campanha, Valdeída chegou a contar com o apoio de nomes como o deputado estadual Queiroz Filho (PDT).
Assim como em Irauçuba, que elegeu Geraldina Braga (PSD) com 58,65% dos votos também em eleição suplementar realizada nesse domingo, o resultado em Tianguá amplia o leque de influência do grupo político capitaneado pelo ex-governador Domingos Filho, presidente estadual do PSD, e pelo filho e deputado federal Domingos Neto, que tem se movimentado para atrair prefeitos com vistas à corrida eleitoral até 2020.
"Espero que com a segunda vitória dos candidatos do partido, os adversários se convençam da necessidade de deixar os eleitos trabalhares pelo desenvolvimento e crescimento dos municípios", disse Domingos Filho após o resultado. Na eleição suplementar, Dr. Luiz também teve o apoio do deputado federal Júnior Mano (PL).

Com informações, diário do Nordeste.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Discursos na tribuna da Câmara de Vereadores de Sobral, estão saindo "insosso"

  (Wilson Gomes/O repórter de todas as notícias) - Em ano de campanha eleitoral, e com a vontade de chamar a atenção dos eleitores e da pop...