sexta-feira, 26 de abril de 2013

Ministérios discutem o escoamento da safra

(Jornal Agora) - O ministro dos Portos, Leônidas Cristino, recebeu o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Antônio Andrade, para alinhar as ações de curto, médio e longo prazo que estão sendo adotadas pelo Governo Federal para o escoamento da safra de grãos. Na ocasião, foi assinada uma portaria que constitui um Grupo de Trabalho (GT) para acompanhar e dar celeridade às ações previstas. 

FOTO FÁBIO DUTRA/JORNAL AGORA
O grupo se reunirá na próxima semana para analisar o cenário atual de superprodução agrícola e suas perspectivas, identificar e levantar estudos para definir melhores práticas utilizadas no País e no exterior para identificar os gargalos a serem solucionados. Também para monitorar a movimentação de grãos; propor um plano de ação para orientar a iniciativa pública e privada na priorização dos investimentos; identificar, relacionar e viabilizar as potenciais fontes de recursos para o desenvolvimento das ações propostas.
De acordo com dados do Mapa, em 2011/2012, o País produziu 166 milhões de toneladas de grãos com a expectativa de ultrapassar os 184 milhões de toneladas em 2013. "Por isso, a importância do desenvolvimento de ações conjuntas entre portos, transportes e agricultura", disse o ministro dos Portos.
Medidas adotadas
Cristino apresentou ainda algumas das medidas que estão sendo adotadas em portos como o de Santos, Paranaguá, São Francisco do Sul e Rio Grande. Dentre elas, a integração dos órgãos de trânsito estaduais e municipais nos corredores de acesso aos portos, implementação do plano de comunicação ao transportador e a implementação de novos pátios reguladores de tráfego.
O grupo é composto por dois representantes da Secretaria de Portos, Ministérios da Agricultura e dos Transportes, Empresa de Planejamento e Logística S. A., Agência Nacional dos Transportes Terrestres, Agência Nacional de Transportes Aquaviários e da Confederação Nacional do Transporte.
Além disso, a Secretaria de Portos instituiu o "Programa Porto 24h" nos portos de Santos, Rio de Janeiro e Vitória. O Porto 24h faz parte do Sistema de Inteligência Logística, desenvolvido para desburocratizar o sistema portuário. Com a implantação, as equipes de fiscalização estarão de forma integrada eletronicamente, em plantão durante sete dias na semana e 24 horas por dia para liberação de cargas, embarcações e veículos nos portos. Segundo cronograma os portos de Suape, Paranaguá, Rio Grande, Itajaí e Fortaleza irão aderir ao projeto no dia 6 de maio.

Um comentário:

  1. Wilson, se nos estamos com uma SECA tremenda, voce vem falar em safra. ISTO É NOTICIA PARA SUL E SUDESTE DESTE PAIS DESIGUAL chamado BRASIL..

    ResponderExcluir

Segundo estudo, nova variante do vírus HIV está presente em três estados do Brasil

 Uma nova variante do HIV, vírus da Aids, está circulando em, pelo menos, três estados do Brasil, segundo um estudo realizado pela Universid...