sexta-feira, 26 de abril de 2013

Ministérios discutem o escoamento da safra

(Jornal Agora) - O ministro dos Portos, Leônidas Cristino, recebeu o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Antônio Andrade, para alinhar as ações de curto, médio e longo prazo que estão sendo adotadas pelo Governo Federal para o escoamento da safra de grãos. Na ocasião, foi assinada uma portaria que constitui um Grupo de Trabalho (GT) para acompanhar e dar celeridade às ações previstas. 

FOTO FÁBIO DUTRA/JORNAL AGORA
O grupo se reunirá na próxima semana para analisar o cenário atual de superprodução agrícola e suas perspectivas, identificar e levantar estudos para definir melhores práticas utilizadas no País e no exterior para identificar os gargalos a serem solucionados. Também para monitorar a movimentação de grãos; propor um plano de ação para orientar a iniciativa pública e privada na priorização dos investimentos; identificar, relacionar e viabilizar as potenciais fontes de recursos para o desenvolvimento das ações propostas.
De acordo com dados do Mapa, em 2011/2012, o País produziu 166 milhões de toneladas de grãos com a expectativa de ultrapassar os 184 milhões de toneladas em 2013. "Por isso, a importância do desenvolvimento de ações conjuntas entre portos, transportes e agricultura", disse o ministro dos Portos.
Medidas adotadas
Cristino apresentou ainda algumas das medidas que estão sendo adotadas em portos como o de Santos, Paranaguá, São Francisco do Sul e Rio Grande. Dentre elas, a integração dos órgãos de trânsito estaduais e municipais nos corredores de acesso aos portos, implementação do plano de comunicação ao transportador e a implementação de novos pátios reguladores de tráfego.
O grupo é composto por dois representantes da Secretaria de Portos, Ministérios da Agricultura e dos Transportes, Empresa de Planejamento e Logística S. A., Agência Nacional dos Transportes Terrestres, Agência Nacional de Transportes Aquaviários e da Confederação Nacional do Transporte.
Além disso, a Secretaria de Portos instituiu o "Programa Porto 24h" nos portos de Santos, Rio de Janeiro e Vitória. O Porto 24h faz parte do Sistema de Inteligência Logística, desenvolvido para desburocratizar o sistema portuário. Com a implantação, as equipes de fiscalização estarão de forma integrada eletronicamente, em plantão durante sete dias na semana e 24 horas por dia para liberação de cargas, embarcações e veículos nos portos. Segundo cronograma os portos de Suape, Paranaguá, Rio Grande, Itajaí e Fortaleza irão aderir ao projeto no dia 6 de maio.

Um comentário:

  1. Wilson, se nos estamos com uma SECA tremenda, voce vem falar em safra. ISTO É NOTICIA PARA SUL E SUDESTE DESTE PAIS DESIGUAL chamado BRASIL..

    ResponderExcluir

Discursos na tribuna da Câmara de Vereadores de Sobral, estão saindo "insosso"

  (Wilson Gomes/O repórter de todas as notícias) - Em ano de campanha eleitoral, e com a vontade de chamar a atenção dos eleitores e da pop...