domingo, 29 de março de 2015

QUEM CUIDA DE MIM?

    Quem cuida de mim se as políticas governamentais fingem que eu não existo?
    Quem cuida de mim se sou sempre levado como réu, quando meu aluno quebra uma lâmpada ou agride um colega?
    Quem cuidará de mim então, quando tiver que responder por notas baixas do aluno que estudou o ano inteiro, digo, frequentou a escola, quando na verdade era eu quem sacrificava meu final de semana para elaborar uma interessante aula para que ele achasse prazerosa?
    Quem cuidará de mim quando tiver que me ausentar, caso meu filho pequeno esteja doente, e no dia seguinte encontrar no registro de frequência o mesmo carimbo utilizado para punir outras faltas, mas que na verdade nem tiveram o mesmo motivo que eu? Nem me iludo com atestado, terei mesmo que repor este dia...
    E quem cuidará de mim quando for eu quem estiver doente? Porque, se não sabem, eu sou um ser humano, eu também adoeço, choro, tenho sentimentos, e até preciso de elogios. Elogios?
   Sim, elogios. Estou cansado de dar o melhor de mim e ver refletidas nesse esforço somente minhas faltas, tipicamente humanas, por sinal. Eu sou sempre o responsável (quando não irresponsável), o errado, o único que tem que mudar: mudar o método de trabalho, o modelo das aulas, mudar as avaliações, mudar a maneira de conversar... mudar... mudar... (nunca acerto!) tenho até medo de mudar minha identidade... me sinto cansado...

Deus, quem cuidará de mim então?

    Ah, talvez os meus colegas, porque estes, sim, conhecem o desafio de meu ofício; Talvez minha família, porque teve tempo de olhar em meus olhos e reconhecer todo o esforço que contribuiu para dignificar este trabalho... ou até mesmo um aluno qualquer, querendo retribuir um abraço que um dia lhe dei quando seu mundo parecia desabar...
    Mas, a verdade é que o trem está passando, e com ele a paisagem que aos poucos muda de lugar.
    Graças a Deus nosso aluno não se sujeita mais à punição de dobrar joelhos sobre caroços de milho, nem conhece a severa ação da histórica palmatória. Agora o aluno, digo, sr. Aluno, é quem manda, e eu obedeço... e ai de mim que não me ponha no meu lugar!
    E assim, o trem continua a passar... eu aqui, no mesmo lugar, cheio de esperança, aguardo minha vez... parece que nunca chega! feito mesmo os momentos insalubres da vida cujos. Porém, no ínterim de minha luta, prevalece um fio de esperança, movido pela certeza de que, em algum lugar, existe alguém que pode cuidar de mim, pois este também é professor e, além de conhecer todos os quatro cantos do mundo, sabe de cor a história da humanidade, um dia multiplicou pães e os dividiu como ninguém, e ainda é o idealizador de escrever por linhas tortas. Um dia Ele me disse que, quando estivesse sentado no banco dos réus defendendo uma causa nobre, Ele advogaria por mim. Isso faz muito tempo... mas não esqueci...
    Então, eu aqui estou... e o trem continua a passar... o mundo continua a mudar... e este (professor) continua esperando sua vez... mas há de haver continuidade para esta história...


Analice Fontenele Portela

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Discursos na tribuna da Câmara de Vereadores de Sobral, estão saindo "insosso"

  (Wilson Gomes/O repórter de todas as notícias) - Em ano de campanha eleitoral, e com a vontade de chamar a atenção dos eleitores e da pop...