quarta-feira, 10 de janeiro de 2018

Situação dos açudes não melhora com chuvas da pré-estação no Ceará

A maior chuva dos primeiros nove dias de janeiro no Ceará foi registrada ontem, quando ocorreram precipitações em 51 municípios. A média chegou a 5,4 milímetros (mm); o máximo registrado foi em Beberibe (Litoral Leste), com 60 mm. Em Fortaleza, choveu 3,2 mm. Os dados são da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).
Ainda assim, as chuvas seguem abaixo da média e não têm representado aporte significativo para os reservatórios, que seguem com 7% da capacidade, conforme a Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh). 
Até agora, as precipitações foram suficientes somente para a saturação, ou seja, para que a água infiltre na terra e ajude rios, açudes e lagoas a não perderem tanto volume no período chuvoso.
Porém, a saturação não chegou a ser suficiente nem para garantir a preservação da água para os meses de março e abril.
De acordo com o presidente da Cogerh, João Lúcio Farias, nos 155 açudes monitorados, a situação mais crítica é na Bacia dos Sertões de Crateús, com apenas 0,24% da capacidade, seguida da Bacia do Baixo Jaguaribe, com 0,96% do volume.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faculdade F5 lança campanha de Vestibular trazendo estudantes como protagonistas e ofertando descontos e condições especiais!

 (Wilson Gomes/O repórter de todas as notícias) - A Faculdade 05 de Julho (F5) está com inscrições abertas para o Vestibular do 2º semestre...