quarta-feira, 10 de janeiro de 2018

Situação dos açudes não melhora com chuvas da pré-estação no Ceará

A maior chuva dos primeiros nove dias de janeiro no Ceará foi registrada ontem, quando ocorreram precipitações em 51 municípios. A média chegou a 5,4 milímetros (mm); o máximo registrado foi em Beberibe (Litoral Leste), com 60 mm. Em Fortaleza, choveu 3,2 mm. Os dados são da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).
Ainda assim, as chuvas seguem abaixo da média e não têm representado aporte significativo para os reservatórios, que seguem com 7% da capacidade, conforme a Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh). 
Até agora, as precipitações foram suficientes somente para a saturação, ou seja, para que a água infiltre na terra e ajude rios, açudes e lagoas a não perderem tanto volume no período chuvoso.
Porém, a saturação não chegou a ser suficiente nem para garantir a preservação da água para os meses de março e abril.
De acordo com o presidente da Cogerh, João Lúcio Farias, nos 155 açudes monitorados, a situação mais crítica é na Bacia dos Sertões de Crateús, com apenas 0,24% da capacidade, seguida da Bacia do Baixo Jaguaribe, com 0,96% do volume.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

JOGADOR REVELADO NA BASE DO GUARANY DE SOBRAL VAI DISPUTAR CAMPEONATO PAULISTA

  ESPORTE:   Aos 17 anos, o jovem atacante cearense Reidiney vai viver o sonho de qualquer jogador de futebol de base, disputar a final do C...