terça-feira, 24 de julho de 2018

Sobral precisa aprender como se faz segurança pública


A população da cidade de Sobral, governada pelo irmão do pré-candidato a Presidência da República Ciro Gomes, está assustada e em pânico com o crescente aumento da violência. Os assaltos acontecem em plena luz do dia. Falta policiamento nas ruas, nos bairros e nos distritos e sobram guardas municipais e agentes de trânsitos nas ruas do Centro, que estão em todas as esquinas para multar quem ousa a cometer inflação no trânsito da cidade.
O governador Camilo Santana, a vice-governadora Izolda Cela e o prefeito Ivo Gomes estão em débito com a população no quesito “segurança pública”. Apesar dos investimentos, ainda não foi suficiente para trazer de volta a sensação de segurança. No bairro Renato Parente, moradores vivem em pânico ao entardecer, pois em uma rua que divide o bairro com o Conjunto Residencial Nova Caiçara, todas as tardes pessoas são vítimas de assaltos a mão armada. Na entrada do referido conjunto (Caiçara), as pessoas temem em passar, a pé ou de moto, pois correm o risco de serem a próxima vítima de assalto.
Nas imediações do Centro de Convenções, sempre no início do amanhecer, as presas dos bandidos, são os inocentes trabalhadores de uma fábrica de calçados que segue para mais uma jornada de trabalhado e tem o percurso interrompido e a motocicleta tomada de assalto.
Caminhar pelas ruas do centro da cidade, é dar “sopa”, para os marginais que aproveitam a falta de policiamento, para assaltar de arma em punho. Ir a um restaurante, a um bar, lanchonete, ou quaisquer outros pontos de encontro, pode ter a certeza, que você se tornou alvo dos “arrastões”, onde sempre falta a presença da PM. Abrir a porta do estabelecimento comercial para atender um possível cliente também causa medo.
Nos distritos da cidade, seguir para casa, ou sair para o trabalho, ou parar num posto de combustíveis, não está nada fácil para essas pessoas, que se orgulham de ter um filho ilustre sendo candidato ao cargo mais alto da política Nacional.
Quem vive no submundo do crime, ou já passou por lá, pode está com os dias contados e talvez “jurados de morte” uma matança sem controle e sem identificação dos autores, que sempre foge após o ato sem deixar pista. 
A polícia investigativa se cala diante dos fatos, quando encara os profissionais de imprensa. Não se ouve uma voz ecoar, para dizer: “Estamos trabalhando para combater a criminalidade”. A Voz reproduzida nas emissoras de rádios são os lamentos da população, vítima dessa bandidagem”.
Sobral, cidade com pouco mais de 210 mil habitantes e uma população flutuante que chega a dobrar esse número, abriga um batalhão de Polícia Militar, uma base da Cioppaer, um núcleo da Ciops, um batalhão do BPRaio, uma companhia da Polícia Ambiental, uma Unidade de Segurança Pública (Uniseg), um Núcleo de Inteligência em Investigação, uma Delegacia da Mulher, uma Delegacia de Polícia 24h, uma Delegacia Regional de Polícia Civil, Uma Delegacia Municipal de Polícia Civil. Conta com uma frota de quase 30 carros de polícia (Civil e Militar), motos patrulhamentos, e uma frota considerada da Guarda Civil Municipal recém-equipada. Mas tudo isso não basta, se não for usado de forma inteligente para combater a criminalidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Discursos na tribuna da Câmara de Vereadores de Sobral, estão saindo "insosso"

  (Wilson Gomes/O repórter de todas as notícias) - Em ano de campanha eleitoral, e com a vontade de chamar a atenção dos eleitores e da pop...