terça-feira, 22 de janeiro de 2019

Comunidade surda realiza Bate papos em libras no Arco do Triunfo


No último dia 19, aconteceu no Arco do Triunfo em Sobral o encontro da Comunidade Surda Sobralense  - " Bate papo em Libras" através da Associação dos Surdos de Sobral (ASSOL); uma entidade civil, filantrópica, cultural, desportiva, recreativa sem fins lucrativos.
Para quem ainda não conhece: A ASSOL é uma associação recentemente criada cujos presidente e o vice-presidente surdos, Clemilton Oliveira e Luís Diego. A  associação surgiu a partir da comunidade surda perceberem a necessidade de algo que fortalecesse os surdos com objetivo de promover a cultura e desportos, encontros sociais e recreativos  entre surdos, auxiliar profissionais que atuam com surdos e difundir a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS).
Deste modo a associação busca mostrar a importância da valorização da língua de sinais e sua importância para a inclusão dos surdos de modo que as barreiras da comunicação sejam vencidas, pois os surdos encontram muitas dificuldades principalmente na comunicação que é bastante limitada por falta de intérpretes e o não reconhecimento da sua língua (LIBRAS) em decorrência disso é imprescindível a formação de intérpretes para que esse processo aconteça.
A ASSOL não possui apoio do poder público, contando apenas com a ajuda da própria comunidade surda. Almeja-se por uma sociedade igualitária onde a inclusão e direitos dos surdos sejam de fato efetivados de forma global e irrestrita.



Um comentário:

  1. Associação dos surdos de sobral.. Para quem ainda não conhece: A ASSOL é uma associação recentemente criada cujos presidente e o vice-presidente surdos, Clemilton Oliveira e Luís Diego.

    ResponderExcluir

Segundo estudo, nova variante do vírus HIV está presente em três estados do Brasil

 Uma nova variante do HIV, vírus da Aids, está circulando em, pelo menos, três estados do Brasil, segundo um estudo realizado pela Universid...