terça-feira, 6 de novembro de 2012

Secretaria da Saúde realiza Campanha de Vacinação Antirrábica

*Informativo da Prefitura de Sobral



A Secretaria da Saúde e Ação Social de Sobral, por meio da equipe técnica do Centro de Controle de Zoonoses, realizará, no dia 10 de novembro, a Campanha de Vacinação Antirrábica, específica para cães e gatos. Os postos de vacinação estarão distribuídos em todos os bairros do município e distritos, das 08h às 17h. Para receber a vacinação, os animais devem ter idade a partir de três meses.

A Raiva é uma virose transmitida através de mordedura de animais infectados. O cão e o gato são os principais transmissores dessa enfermidade ao ser humano. Por conta da aproximação do homem com estes animais (não vacinados) em seu convívio doméstico, há o aumento dos riscos de transmissão da doença. A vacinação é a principal medida de prevenção para controlar a raiva animal e humana.

O Centro de Controle de Zoonoses da Prefeitura de Sobral realiza o monitoramento sistemático para o controle da doença no município. Amostras de sangue de cães, gatos e animais silvestres, como raposa e guaxinim, encontrados mortos na área urbana e zona rural são coletadas para exame laboratorial, realizado no Ministério da Agricultura, em Fortaleza. O último caso de animal com o vírus da raiva observado em Sobral ocorreu no início de 2012, com amostra de sangue coletada em morcego.

Um comentário:

Amor que vence desafios: paciente em cuidados paliativos na Santa Casa de Sobral realiza sonho de casamento

  ( Wilson Gomes/O repórter de todas as notícias) - Dona Maria do Socorro Araújo de Sousa e Francisco Benedito de Sousa, ambos com 65 anos ...