quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Ao lado de Dilma, Eunício defende parceria entre os poderes para avançar no combate à violência contra a mulher

Em sintonia. Assim definiu o líder do PMDB, senador Eunício Oliveira, a visita da presidente Dilma Rousseff ao Congresso Nacional, nesta terça-feira (27). O peemedebista observou que a legislação de combate à violência contra a mulher pode avançar ainda mais com “a parceria entre legislativo, executivo e judiciário”. Na ocasião, a presidente recebeu o relatório final elaborado pela Comissão Mista Parlamentar de Inquérito (CPMI) que investigou a Violência contra a Mulher.

A CPI funcionou por 18 meses, realizando 37 reuniões e 30 audiências públicas em vários estados do país. A relatoria dos trabalhos coube à senadora Ana Rita (PT-ES). A comissão foi presidida pela deputada federal Jô Moraes (PCdoB-MG). O relatório, com mais de mil páginas, revela que, nas três últimas décadas, 92 mil mulheres foram assassinadas no Brasil. São 4,6 homicídios a cada 100 mil mulheres, o que coloca o Brasil na sétima posição em assassinatos de mulheres no mundo. O texto propõe mudanças na Lei Maria da Penha, a tipificação do feminicídio como agravante do crime de homicídio e alterações na Lei dos Crimes de Tortura (Lei 9.455/1997).

A presidente Dilma Rousseff assegurou que o governo irá utilizar os subsídios, apresentado através do relatório, para continuar atuando firme no combate à violência contra a mulher. A chefe do Executivo ainda defendeu a mobilização de todos para enfrentar esse problema. “Seu enfrentamento é uma luta de todos nós. Uma luta que envolve família e governantes”, destacou.

O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL) garantiu que todos os projetos que alteram a Lei Maria da Penha e trazem avanços para a legislação serão votados nesta semana.

De acordo com a senadora Ana Rita, o Congresso Nacional está contribuindo com ações para combater a violência contra essa parcela da população. Na avaliação da senadora, o relatório é um “instrumento valioso” para a implementação de políticas para as mulheres.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faculdade F5 lança campanha de Vestibular trazendo estudantes como protagonistas e ofertando descontos e condições especiais!

 (Wilson Gomes/O repórter de todas as notícias) - A Faculdade 05 de Julho (F5) está com inscrições abertas para o Vestibular do 2º semestre...