quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Profissional da saúde, denuncia crise nos CAPS de Sobral


Um dos mais importantes equipamentos no tratamento de saúde no Município de Sobral, a Rende de Atenção Integral à Saúde Mental (RAISM), formado pelos Centros de Apoio Psicossocial (Caps) está passando por uma grande crise assistencial. A denúncia chegou a Câmara Municipal, na sessão de terça-feira, 26, durante discurso de um dos profissionais que atua na área, o médico Cézar Augusto Ferreira da Silva.

Segundo doutor Cézar Augusto, o RAISM, vem ao longo dos últimos quatro anos, a maior parte na gestão do prefeito Veveu Arruda sendo sucateada, com a perda de investimentos em quase todos os setores; desde a não valorização dos profissionais que atual na área de atendimento fundamentais para seu funcionamento, principalmente, na não valorização dos profissionais; nas condições de atendimento aos usuários; na falta de medicamento e insumos para tratamentos terapêuticos; transportes, entre outros.

Cezar Augusto citou que até a precarização dos vínculos trabalhistas, com profissionais de novos os níveis está sofrendo com a crise. “Esse profissionais estão sujeitos as mais variadas formas de pressão permanentemente reféns, de uma reviravolta da política que acontece no município”, disse Cézar, acrescentando que esse processo prejudica todo um planejamento e ações de recursos para o setor. “Na mesma semana em que estamos vivendo, tivemos o desprazer de receber a notícia de que um dos mais competentes profissionais recém-integrado a equipe, não foi aprovado na seleção simplificada, sem que nenhum de nós entenda de forma foi aplicado essa avaliação”.

O discurso com mais de dez minutos de duração na tribuna do Plenário 5 de Julho, não foi interrompido por nenhum dos vereadores presentes a sessão. A fala do doutor Cèsar foi assistido por grupo de pessoas, formado por assistentes e pacientes da RAISM. Ao final o palestrante se despediu de forma emocionada. “Sabemos dos riscos em que todos nós nos colocamos, com possíveis atos demissões que com certeza estamos tendo, mas precisamos denunciar. Um abraço a todos”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Em boa fase, Ceará recebe o Itabaiana-SE almejando classificação na Copa do Nordeste

  (Wilson Gomes/O repórter de todas as notícias) - Vivendo ótimo momento na temporada, o Ceará, chega com a confiança elevada para tentar c...