quinta-feira, 16 de junho de 2016

PSDB constrói alianças e aposta em Dr. Guimarães

A cidade de Sobral, com 131.417 eleitores, terá, neste ano, uma das disputas eleitorais mais acirradas dos últimos 20 anos. A corrida pela Prefeitura tem hoje três pré-candidatos (Ivo Gomes, Moses Rodrigues e Dr. Guimarães). Ivo, irmão mais novo de Cid e Ciro, é deputado estadual e ex-secretário de educação de Sobral e do Estado. Moses exerce o primeiro mandato de deputado federal e tem como padrinho político o Presidente Regional do PMDB, senador Eunício Oliveira, enquanto o PSDB aposta todas as fichas no nome do Dr. Guimarães.

Maior cidade da Região Norte do Ceará, berço dos irmãos Ferreira Gomes, Sobral tem uma simbologia na disputa eleitoral que desperta atenção no contexto político estadual: o município tem, desde primeiro de janeiro de 1997, o domínio político e administrativo dos irmãos Cid e Ciro. O ciclo de poder começou pelas mãos de Cid ao ser eleito para o seu primeiro mandato de prefeito.


Vinte anos depois de chegar ao poder no Município, o grupo de Cid e Ciro terá, com o sobrenome Ferreira Gomes, um novo protagonista nas eleições de 2016. O deputado estadual Ivo Gomes (PDT) é o pré-candidato a prefeito com o apoio do atual prefeito Veveu Arruda (PT).


Contra Cid, Ciro, Ivo e Veveu, a oposição se divide, nesse momento, em duas pré-candidaturas com expressão eleitoral – o deputado federal Moses Rodrigues, do PMDB, e o servidor público aposentado Dr. Guimarães, do PSDB. É a primeira vez que, em 20 anos, Cid e Ciro enfrentarão a mais acirrada das disputais eleitorais no município. Em 2012, Veveu Arruda ganhou a eleição com 51.605 votos (50,34%), enquanto Dr. Guimarães ficou em segundo lugar, com 43.773 (42,70%).

O cansaço do ciclo de poder, a mudança política nacional e o surgimento de pré-candidatos de oposição compõem os ingredientes da política local. É nesse quadro, segundo o presidente da Executiva Regional do PSDB, Luiz Pontes, que os tucanos apostam para vencer a eleição.


‘’Sobral tem uma importância significativa na vida política e eleitoral do Ceará e, nesse momento, é uma das nossas maiores prioridades na corrida das eleições deste ano. Estamos construindo boas alianças e temos no Dr. Guimarães, uma liderança com força popular e eleitoral, o nome do PSDB para ganharmos a eleição’’, afirma, em conversa com o site cearaagora, o ex-senador Luiz Pontes.


Há 20 anos, os líderes tucanos e os irmãos Ferreira Gomes estão em campos opostos, mas, em 1996, elegeram Cid Gomes para o primeiro mandato de prefeito. Cid e Luiz Pontes enfrentam divergências partidárias, mas mantém uma relação política de respeito um bom diálogo. Dessa vez, porém, em Sobral, Luiz e Cid estarão em palanques distintos.


PASSADO E PRESENTE

Cid Gomes exerceu dois mandatos de prefeito após ganhar as eleições de 1996 e 2000. Em 2004, elege como sucessor o hoje deputado federal Leônidas Cristino (PDT). Leônidas se reelege, em 2008, mas, menos de dois anos depois, deixa a Prefeitura para, em meados do primeiro mandato da presidente Dilma Roussseff, assumir a Secretaria dos Portos.
Com a saída de Leônidas, o vice-prefeito Veveu Arruda (PT) assume o comando administrativo e político de Sobral. Em 2012, concorre à reeleição e conquista o mandato. Da primeira eleição municipal dos irmãos Ferreira Gomes aos dias atuais, são 20 anos e um ciclo de poder que, ao longo de duas décadas, como acontece em qualquer município, sofre desgastes e fadiga que geram dificuldades para mais uma vitória. Os grupos de oposição apostam pesado para ganhar a eleição. 
Fonte: Ceará Agora

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Discursos na tribuna da Câmara de Vereadores de Sobral, estão saindo "insosso"

  (Wilson Gomes/O repórter de todas as notícias) - Em ano de campanha eleitoral, e com a vontade de chamar a atenção dos eleitores e da pop...