quinta-feira, 13 de dezembro de 2018

Em reunião com Moro, Camilo defende isolamento de líderes de facções


Em reunião com o futuro ministro da Justiça Sergio Moro nessa quarta-feira, em Brasília, o governador Camilo Santana (PT) defendeu o isolamento de lideranças de facções criminosas presas nos estados e seu envio para unidades federais.
A proposta foi incluída em um documento elaborado ao fim do encontro promovido pelo Fórum de Governadores, do qual participaram 23 chefes de Executivo e dois vices eleitos e o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli. Apenas três estados não enviaram representantes: Tocantins, Goiás e Paraná.  
Extraoficial, a carta apresenta seis prioridades atribuídas aos gestores que se encontraram com Moro. Além do isolamento dos líderes de organizações criminosas, ela reivindica um reforço ao Fundo Penitenciário Nacional, com a divisão de recursos previamente estabelecida para cada estado, nos moldes do Fundo Nacional da Educação; o incremento de políticas anticorrupção; o emprego mais eficaz da inteligência no combate ao crime; e o desenvolvimento de um banco de dados nacional com impressões digitais.
O documento, que não chegou a ser lido durante a reunião, a primeira de Camilo com membros da equipe de Jair Bolsonaro (PSL), ainda precisa passar por análise dos governadores, que devem se encontrar mensalmente após a posse do presidente eleito, em 1º de janeiro de 2019.  
Dos tópicos expostos na conversa com o futuro ministro, porém, o governador do Ceará manifestou-se positivamente sobre o envio de chefes de facções para presídios federais. Ele não comentou os demais. Em sua fala a Moro, o petista voltou a se queixar de que "toda a responsabilidade da segurança recai hoje sobre os governadores".  
Em seguida, Camilo citou a proteção de fronteiras e o narcotráfico como desafios para Bolsonaro. "Isso não é responsabilidade dos estados", disse. "A nossa defesa é que o Governo Federal possa ser o grande maestro dessa pactuação nacional."

Com informações, O Povo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faculdade F5 lança campanha de Vestibular trazendo estudantes como protagonistas e ofertando descontos e condições especiais!

 (Wilson Gomes/O repórter de todas as notícias) - A Faculdade 05 de Julho (F5) está com inscrições abertas para o Vestibular do 2º semestre...