sexta-feira, 5 de junho de 2020

Exoneração de secretários movimenta disputa na Capital e dá sinalizações


As exonerações de secretários municipais e estaduais, nesta quinta-feira (4), colocam em evidência nomes que estão a postos para a disputa pela sucessão em Fortaleza. Samuel Dias e Ferruccio Feitosa, ambos do PDT, além de Alexandre Pereira (Cidadania), deixaram a Prefeitura de Fortaleza para ficar livres para concorrer a cargo majoritário (prefeito ou vice). O mesmo ocorreu com Élcio Batista (PSB) e Nelson Martins (PT), exonerados do Governo do Estado. A saída de Martins, aliás, sinaliza disposição do governador Camilo Santana (PT) por uma ampliação da aliança governista na Capital, em meio ao cenário nacional de acirramentos políticos.
Na gestão Roberto Cláudio (PDT), os secretários de Governo e da Regional II, Samuel Dias e Ferruccio Feitosa, deixaram os postos no último dia do prazo dado pela Justiça Eleitoral, que é de quatro meses antes da data da eleição, para a desincompatibilização de quem planeja disputar a eleição majoritária. Já Alexandre Pereira deixou a Pasta do Turismo, enquanto, no Governo do Estado, Élcio Batista foi exonerado da chefia da Casa Civil e Nelson Martins deixou o cargo de assessor especial de Relações Institucionais.
Apesar das movimentações no Congresso Nacional e no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sobre possível adiamento do pleito, o rito da disputa obedece os prazos atuais com a previsão da eleição municipal para o mês de outubro. O calendário atual coloca de vez na pauta uma eleição que estava apagada pela repercussão da pandemia da Covid-19. 
Com a oposição mais óbvia em relação ao grupo governista, com nomes como Luizianne Lins (PT) e Capitão Wagner (Pros) colocados, o Paço Municipal ainda faz mistério sobre quem será escolhido para a sucessão do prefeito. Os próprios aliados não falam abertamente em um nome fechado para defender nos próximos meses.

Com informações, Diário do Nordeste.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ceará amplia vacinação contra gripe para todas as faixas etárias, a partir de segunda-feira (29/4)

  (Wilson Gomes/O repórter de todas as notícias) - A Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) liberou a vacina contra a gripe (influenza) para p...