quarta-feira, 17 de abril de 2013

PODER: GCM poderá usar arma de fogo em Sobral



O prefeito Veveu Arruda demonstra preocupação na alteração Projeto de Lei número 092, que autoriza equipar a Guarda Civil Municipal de armas letais, no caso armas de fogo. Em entrevista exclusiva para o Blog Wilson Gomes e para a Rádio Tupinambá AM, o prefeito prefere apostar numa política, voltado para a exclusão social, melhores creches, escolas em tempo integral, geração de emprego e renda, do que a compra de armamento para GCM. “Eu (Veveu) pessoalmente tenho prudência, tenho cautela, por achar que cada qual tem o seu papel. Acho que a Polícia Militar tem o seu, e aí que entra a necessidade de estar munida dos melhores armamentos”, disse Veveu Arruda, acrescentando, que não afasta a possibilidade de ter um ‘pelotão de elite’, treinado para este fim. “Acho que a função da Guarda Municipal, tem outra missão. Mas é possível imaginar um núcleo dentro da Guarda Municipal, equipada com um equipamento
mais eficiente”, destacou Veveu.


O secretário da Segurança e Cidadania, Pedro Aurélio Ferreira Aragão, é a favor do uso progressivo da força pelos guardas do município. Considera, porém, que antes de armá-los sejam devidamente instruídos.  Apesar de ser a favor de que os guardas municipais portem armas de fogo, Pedro Aurélio considera o uso gradual da força compatível com as funções legais e regimental da Guarda Civil Municipal. “O primeiro passo é abastecer os guardas de armas menos letais”, defendeu ele. O secretário já tem projetos para equipar o efetivo da guarda com equipamentos menos letais e de defesa em casos de controles de distúrbios civil.

A Alteração na Lei que autoriza a Guarda Civil usar armas de fogo é de autoria do vereador do PRB Gegê Romão, foi aprovado por unanimidade pelos vereadores presentes na sessão de terça-feira, 16. “O estatuto do desarmamento já autoriza o porte de arma para os Guardas Municipais em cidade com uma população acima de 50 mil e abaixo de 500 mil”, disse Júnior Balreira, relator da Comissão que analisou o projeto de lei. Aprovado o Projeto segue agora, para sanção ou não do Chefe do Executivo do Município de Sobral.


Um comentário:

  1. Eu concordo com o Prefeito VEVEU em não autorizar o armamento da Guarda. Esta tarefa é exclusiva do Governo do Estado(segurança)Cerca de 10 policiais Militares para cobrir a sede de Sobral? Será que dá? Fora o serviço de investigação que não é competência da Polícia Militar e ela tá fazendo. TÁ TUDO ERRADO. Tem que mudar o comando da Segurança na Cidade de Sobral.

    ResponderExcluir

Segundo estudo, nova variante do vírus HIV está presente em três estados do Brasil

 Uma nova variante do HIV, vírus da Aids, está circulando em, pelo menos, três estados do Brasil, segundo um estudo realizado pela Universid...