quarta-feira, 17 de abril de 2013

PODER: GCM poderá usar arma de fogo em Sobral



O prefeito Veveu Arruda demonstra preocupação na alteração Projeto de Lei número 092, que autoriza equipar a Guarda Civil Municipal de armas letais, no caso armas de fogo. Em entrevista exclusiva para o Blog Wilson Gomes e para a Rádio Tupinambá AM, o prefeito prefere apostar numa política, voltado para a exclusão social, melhores creches, escolas em tempo integral, geração de emprego e renda, do que a compra de armamento para GCM. “Eu (Veveu) pessoalmente tenho prudência, tenho cautela, por achar que cada qual tem o seu papel. Acho que a Polícia Militar tem o seu, e aí que entra a necessidade de estar munida dos melhores armamentos”, disse Veveu Arruda, acrescentando, que não afasta a possibilidade de ter um ‘pelotão de elite’, treinado para este fim. “Acho que a função da Guarda Municipal, tem outra missão. Mas é possível imaginar um núcleo dentro da Guarda Municipal, equipada com um equipamento
mais eficiente”, destacou Veveu.


O secretário da Segurança e Cidadania, Pedro Aurélio Ferreira Aragão, é a favor do uso progressivo da força pelos guardas do município. Considera, porém, que antes de armá-los sejam devidamente instruídos.  Apesar de ser a favor de que os guardas municipais portem armas de fogo, Pedro Aurélio considera o uso gradual da força compatível com as funções legais e regimental da Guarda Civil Municipal. “O primeiro passo é abastecer os guardas de armas menos letais”, defendeu ele. O secretário já tem projetos para equipar o efetivo da guarda com equipamentos menos letais e de defesa em casos de controles de distúrbios civil.

A Alteração na Lei que autoriza a Guarda Civil usar armas de fogo é de autoria do vereador do PRB Gegê Romão, foi aprovado por unanimidade pelos vereadores presentes na sessão de terça-feira, 16. “O estatuto do desarmamento já autoriza o porte de arma para os Guardas Municipais em cidade com uma população acima de 50 mil e abaixo de 500 mil”, disse Júnior Balreira, relator da Comissão que analisou o projeto de lei. Aprovado o Projeto segue agora, para sanção ou não do Chefe do Executivo do Município de Sobral.


Um comentário:

  1. Eu concordo com o Prefeito VEVEU em não autorizar o armamento da Guarda. Esta tarefa é exclusiva do Governo do Estado(segurança)Cerca de 10 policiais Militares para cobrir a sede de Sobral? Será que dá? Fora o serviço de investigação que não é competência da Polícia Militar e ela tá fazendo. TÁ TUDO ERRADO. Tem que mudar o comando da Segurança na Cidade de Sobral.

    ResponderExcluir

Amor que vence desafios: paciente em cuidados paliativos na Santa Casa de Sobral realiza sonho de casamento

  ( Wilson Gomes/O repórter de todas as notícias) - Dona Maria do Socorro Araújo de Sousa e Francisco Benedito de Sousa, ambos com 65 anos ...