domingo, 17 de janeiro de 2016

Motoristas de ambulâncias estão sujeitos à fiscalização, alerta Tony Lima

CIDADE. Os motoristas de ambulância devem ficar atentos a Lei Federal 12.998/2014, que cria a profissão de Condutor de Ambulância. A lei recém-aprovada no Congresso Nacional, oriunda de uma Medida Provisória (MP) vem assegurar a qualificação profissional dos condutores de ambulância e habilitação necessária para exercer a profissão, trazendo melhorias e benefícios para a população nos atendimentos aos pacientes que precisam ser removidos em transporte de ambulâncias. Segundo Tony Lima, presidente do Sindicato dos Condutores de Ambulância do Ceará (Sindiconam), deve-se atentar para uma exigência muito importante que está sendo negligenciada pelos gestores da saúde. Trata-se de Curso Obrigatório Específico exigido pelo Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN). “A nossa preocupação é que as fiscalizações, pelos órgãos competentes do trânsito, seja estadual, municipal ou federal, começam agora, a partir de janeiro de 2016, pois é Lei, e não se pode ter condutores de ambulância sem a qualificação exigida. Entretanto, os gestores da saúde não mostram esta preocupação. O curso obrigatório é oferecido pelo SEST/SENAT e homologado pelo DETRAN de cada cidade”, explica o sindicalista.

Tony Lima faz a seguinte crítica. “A maioria dos gestores não se preocupa com a qualificação, pois eles entendem que esta qualificação sai cara, quando na verdade, o maior prejuízo é o risco de vidas que são conduzidas nas ambulâncias”, conclui.Segundo levantamento da Associação Brasileira dos Motoristas e Condutores de Ambulância (Abramca), o Ceará tem em torno de 7.200 condutores de ambulância, destes, aproximadamente 15% estão qualificados, em torno de 1.080 profissionais.

Com informações do Blog Encontro com a saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PREFEITURA DE SOBRAL VAI BUSCAR APOIO JUNTO AO MINISTÉRIO DA SAÚDE PARA SANTA CASA

Aconteceu em Brasília, Capital Federal, uma importante reunião no Ministério da Saúde, nesta terça-feira (08 de abril), com o objetivo de en...