domingo, 17 de janeiro de 2016

Motoristas de ambulâncias estão sujeitos à fiscalização, alerta Tony Lima

CIDADE. Os motoristas de ambulância devem ficar atentos a Lei Federal 12.998/2014, que cria a profissão de Condutor de Ambulância. A lei recém-aprovada no Congresso Nacional, oriunda de uma Medida Provisória (MP) vem assegurar a qualificação profissional dos condutores de ambulância e habilitação necessária para exercer a profissão, trazendo melhorias e benefícios para a população nos atendimentos aos pacientes que precisam ser removidos em transporte de ambulâncias. Segundo Tony Lima, presidente do Sindicato dos Condutores de Ambulância do Ceará (Sindiconam), deve-se atentar para uma exigência muito importante que está sendo negligenciada pelos gestores da saúde. Trata-se de Curso Obrigatório Específico exigido pelo Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN). “A nossa preocupação é que as fiscalizações, pelos órgãos competentes do trânsito, seja estadual, municipal ou federal, começam agora, a partir de janeiro de 2016, pois é Lei, e não se pode ter condutores de ambulância sem a qualificação exigida. Entretanto, os gestores da saúde não mostram esta preocupação. O curso obrigatório é oferecido pelo SEST/SENAT e homologado pelo DETRAN de cada cidade”, explica o sindicalista.

Tony Lima faz a seguinte crítica. “A maioria dos gestores não se preocupa com a qualificação, pois eles entendem que esta qualificação sai cara, quando na verdade, o maior prejuízo é o risco de vidas que são conduzidas nas ambulâncias”, conclui.Segundo levantamento da Associação Brasileira dos Motoristas e Condutores de Ambulância (Abramca), o Ceará tem em torno de 7.200 condutores de ambulância, destes, aproximadamente 15% estão qualificados, em torno de 1.080 profissionais.

Com informações do Blog Encontro com a saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Discursos na tribuna da Câmara de Vereadores de Sobral, estão saindo "insosso"

  (Wilson Gomes/O repórter de todas as notícias) - Em ano de campanha eleitoral, e com a vontade de chamar a atenção dos eleitores e da pop...