domingo, 16 de junho de 2013

CGU encontra irregularidade no transporte escolar de Sobral e outros municípios

Auditoria da Controladoria Geral da União (CGU) realizada no fim do ano passado constatou irregularidades na execução de diversos programas federais para a área da educação. 

Foram identificados problemas em todos os sete municípios cearenses investigados, com a maioria das irregularidades envolvendo despesas de transporte de alunos, pagamento de professores e compra de merenda e material escolar.

 As inspeções ocorreram em Sobral, Groaíras, Hidrolândia, Itatira, Jaguaribara, Pacoti e Tejuçuoca. Alguns casos chamam a atenção: usando recursos do Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação (FNDE), exclusivos para transporte de estudantes, a Prefeitura de Sobral contratou caminhonete Hilux, dois automóveis Corsa e um Celta - todos veículos sem porte adequado para o transporte de estudantes. 

No relatório, a Prefeitura alega que os veículos eram utilizados para o transporte de professores da rede pública municipal, o que ainda assim seria ilegal, segundo CGU. A assessoria de imprensa da gestão afirma que os veículos não fazem mais parte da frota do Município. 

Na maioria dos municípios auditados, foi apontado uso de recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) para pagamento de professores cedidos para outros órgãos ou para o Governo do Estado, o que é proibido. Em Sobral, por exemplo, foram gastos R$ 430 mil para o pagamento de cedidos, a maior parte do valor para a Câmara Municipal de Sobral (R$ 144,2 mil). A Prefeitura afirma que já regularizou a situação.

Outra irregularidade comum encontrada foi a terceirização total para transporte escolar, que permitia que empresas sem quaisquer veículos ganhassem licitações para gerenciar o serviço. Isso ocorreu em Groaíras, Hidrolândia, Itatira, Jaguaribara e Tejuçuoca. Em alguns casos, houve divergências entre as quilometragens anunciadas nos contratos de transporte.

 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faculdade F5 lança campanha de Vestibular trazendo estudantes como protagonistas e ofertando descontos e condições especiais!

 (Wilson Gomes/O repórter de todas as notícias) - A Faculdade 05 de Julho (F5) está com inscrições abertas para o Vestibular do 2º semestre...