quinta-feira, 11 de julho de 2013

NÃO RESOLVE: Médicos do HRN viajam de avião todos os dias

Vereadores de Sobral em frente ao HRN (Facebook)
Apesar da realização de concurso público, no ano passado, para o preenchimento de 1.641 vagas de trabalho no Hospital Regional Norte (HRN), em Sobral, o problema da insuficiência de médicos parece ter atingido, também, o município. Todos os dias, médicos especialistas da capital cearense são levados, em voos fretados, à unidade de saúde, para darem plantão de 24 horas.


A relação dos aprovados na seleção foi divulgada em novembro do ano passado. Ao todo, 15.117 pessoas concorreram, entre cargos de nível médio, superior e gerência. No entanto, em funcionamento desde o início do ano, o hospital, construído pelo governo do Estado para atender toda a macrorregião Norte, opera com a necessidade do reforço do efetivo médico para atender à demanda. Entre as principais carências, está a especialidade de pediatria.

Para o presidente do Sindicato dos Médicos do Ceará (Simec), José Maria Pontes, a medida, além de não ser a mais adequada, não resolve o problema da falta de profissionais nas cidades do Interior. Conforme explica, o salário pago está abaixo do esperado.

"O governo vai ter que investir na Saúde, se quiser ter médicos no Interior. Pagando bem, os médicos ficam de maneira fixa na cidade. Isso não é viável. Se gasta muito com avião para levar e trazer esses profissionais. Deveria ser pago o valor integral para ele ficar lá. Se o médico estiver em um emprego ganhando bem, ele se dedica 24 horas e arrisca menos a vida. O problema é que lamentavelmente o governo não pensa assim", disse.


O Hospital Regional Norte (HRN), inaugurado em janeiro de 2013 sob muita polêmica, ainda segue em ritmo de implantação para funcionar com sua estrutura total. De acordo com o secretário da Saúde, Arruda Bastos, o cronograma previsto pela Pasta estima a implantação do último setor, o Centro de Apoio a Saúde Reprodutiva da Mulher, no início do mês de agosto. "Cada setor cresce de acordo com a demanda", disse.

A penúltima etapa foi implantada em abril, quando as Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) começaram a funcionar. O Hospital dispõe de 70 leitos de UTI, sendo 20 para adultos, dez neonatais, dez pediátricos e ainda 30 berçários de médio risco.

A respeito do município ter ficado fora da lista das 128 localidades previstas pelo governo federal para receberem o Programa Mais Médicos, o secretário explicou que qualquer cidade pode participar, de forma indiscriminada, do edital que foi lançado. "O próprio município que tem que fazer a inscrição". 



Com informações, Diário do Nordeste

Um comentário:

  1. Engraçado é que tem médicos em Sobral capacitados para os cargos , mas não são contratados. Mistério ou o avião é bem mais barato; o que eu divido!

    ResponderExcluir

Discursos na tribuna da Câmara de Vereadores de Sobral, estão saindo "insosso"

  (Wilson Gomes/O repórter de todas as notícias) - Em ano de campanha eleitoral, e com a vontade de chamar a atenção dos eleitores e da pop...