terça-feira, 6 de maio de 2014

POLÍTICA: Tasso lidera as pesquisas para o Senado Federal

A pesquisa contratada pelo Diário do Nordeste ao Ibope, além de indagar sobre a preferência do eleitorado cearense sobre alguns dos nomes colocados como prováveis candidatos ao Governo do Estado, também fez indagações sobre pretensos postulantes à única vaga de senador da República a ser preenchida pelo Ceará, no pleito de outubro próximo, assim como em relação aos candidatos à Presidência da República.
Nos dois cenários apresentados aos eleitores, Tasso Jereissati (PSDB), na disputa para o Senado supera todos os demais nomes relacionados. 
No primeiro cenário está Tasso Jereissati, Inácio Arruda, José Guimarães e Geovana Cartaxo. Neste quadro Tasso alcança 49% das intenções de voto, seguido de Inácio Arruda com 22%. Os demais não somaram 10%.
No momento seguinte, com Tasso, Inácio, Luizianne Lins e Geovana, Tasso chega a 48% contra 24% de Inácio. As duas mulheres somam apenas 7%.
A ex-prefeita Luizianne Lins, como numa possível disputa pelo Governo do Estado, também aqui na relação de candidatos ao Senado é o nome mais rejeitado, 29% dizem que não votariam nela de jeito nenhum. Em segundo lugar, empatados com 20% de rejeição cada, ficam Inácio Arruda e José Guimarães.
No terceiro patamar estão Tasso Jereissati e Geovana Cartaxo com 17%. Um em cada dez eleitores (12%) declara que poderia votar em todos os possíveis candidatos e 17% não sabem ou não responderam a pergunta. O relatório do Ibope observa que o entrevistado poderia citar o nome de mais de um candidato.
A pesquisa foi realizada entre os dias 27 e 30 de abril em um universo de 1008 eleitores (534 mulheres e 474 homens), maiores de 16 anos, representando as várias regiões do Estado e diversas faixas de idade e escolaridade. A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos, e o nível de confiança chega a 95%. As entrevistas foram pessoais com a utilização de questionário elaborado de acordo com sua finalidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Amor que vence desafios: paciente em cuidados paliativos na Santa Casa de Sobral realiza sonho de casamento

  ( Wilson Gomes/O repórter de todas as notícias) - Dona Maria do Socorro Araújo de Sousa e Francisco Benedito de Sousa, ambos com 65 anos ...