segunda-feira, 4 de agosto de 2014

CRISE ENTRE PREFEITOS E VICES DA CAPITAL SE REPETE DESDE 1986

      O rompimento entre o prefeito Roberto Cláudio (PROS) e o vice-prefeito Gaudêncio Lucena (PMDB) - escancarado na última semana, após exoneração de secretários municipais peemedebistas - passa longe de ser um episódio pontual do cenário político da Capital cearense. Desde a redemocratização do País, ainda nos anos 1980, todos os prefeitos e vice-prefeitos de Fortaleza enfrentaram crises no curso da gestão municipal por divergências na administração pública e frustrações na execução do projeto de poder.
    A prefeita Maria Luiza Fontenele, empossada em 1986, teve uma relação de desgaste com o vice-prefeito Américo Barreira. À época, ambos eram filiados ao PT e tiveram divergências no modelo de Governo que posteriormente levaram à expulsão da gestora do partido ao qual era filiada. Em abril de 1988, conforme matéria veiculada à época no Diário do Nordeste, a executiva regional da legenda, apoiada pelo vice-prefeito Américo Barreira, pediu o afastamento de Maria Luiza após conflitos em pré-convenções da sigla.
    O candidato a prefeito vitorioso nas eleições de 1988 foi Ciro Gomes, que interrompeu o mandato para assumir o cargo de governador do Estado, após vencer o pleito de 1990. O vice-prefeito Juraci Magalhães, que era do PMDB, rompeu com o PSDB de Ciro após decidir apoiar a candidatura ao Governo de Paulo Lustosa, que era filiado ao PFL. Depois de Ciro Gomes ser eleito governador, Juraci comandaria a Prefeitura de Fortaleza até 1992 e trocaria farpas com o ex-aliado nos anos posteriores.

Falta de compromisso
    O ex-prefeito Antônio Cambraia, que assumiu entre 1993 e 1996, também encerrou a gestão rompido com o vice Marcelo Teixeira. A situação se repetiria nos dois mandatos de Juraci Magalhães. No primeiro, o peemedebista se desentendeu com Marlon Cambraia. Em seguida, no segundo mandato, a vice Isabel Lopes, que também era secretária de Educação, rompeu com o prefeito, justificando falta de compromisso da administração com a educação. Ela desligou-se da Pasta e do PMDB.
    Prefeita de Fortaleza por dois mandatos, Luizianne Lins repetiu o histórico de crises dos ex-gestores. A petista começou a ter conflitos com o vice Carlos Veneranda logo após a posse dos gestores, em 2005. O vice-prefeito da segunda gestão, Tin Gomes, enfrentou divergências com a ex-prefeita, mas a relação entre os dois só encerrou oficialmente em 2010, quando ele foi eleito deputado estadual e renunciou ao cargo de vice-prefeito.
    Em janeiro do ano passado, o atual vice-prefeito de Fortaleza, Gaudêncio Lucena, concedeu entrevista ao Diário do Nordeste afirmando que não repetiria o histórico de crises entre prefeitos e vices da Capital. "Eu entrei na política, como vice, para ajudar e não tenho ambição nem direito de querer usurpar um poder que não é meu", declarou Gaudêncio à época. (Diário do Nordeste).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faculdade F5 lança campanha de Vestibular trazendo estudantes como protagonistas e ofertando descontos e condições especiais!

 (Wilson Gomes/O repórter de todas as notícias) - A Faculdade 05 de Julho (F5) está com inscrições abertas para o Vestibular do 2º semestre...