segunda-feira, 11 de agosto de 2014

VEJA A EXTREMA POBREZA DENTRO DA EXTREMA POBREZA DE SOBRAL

Um leitor do Blog Wilson Gomes resolve escrever e contar tudo o que acontece no CREAS de Sobral


"Gostaria desse espaço para expor a atual situação do serviço socioassistencial de Sobral. Tudo por que a atual gestão se comprometeu com a redução e o combate à extrema pobreza no município. Em nenhum momento, duvido da intenção do Prefeito Municipal Dr. Clodoveu Arruda ou de sua Secretária do Desenvolvimento Social,Valdízia Bezerra .Porém as pessoas que deveriam ser o braço direito da secretaria ,são inexperientes na área e metem os pés pelas mãos.

O CREAS, unidade ligada a esta secretaria, tem passado por um momento bastante complicado. A unidade, responsável pelo atendimento a vítimas de violências diversas, vinha passando por um momento de relativa estabilidade: contava com um coordenador atencioso às causas socioassistenciais, atencioso com seus funcionários, procurando sempre ajudá-los, mas sem deixar de cobrar excelência no serviço. Mas por motivo de ter conseguido outro emprego, com estabilidade e valorização, nos deixou, agora ficamos sabendo que este já ex-coordenador está sendo massacrado pelas pessoas da tal secretaria e tudo porque tratou com dignidade os funcionários do CREAS.

Para o seu lugar, a secretária escolheu uma pessoa da qual não duvidamos que tenha ótimas intenções, mas que não demonstra preparo para isso, pela sua pouca experiência na área social.

O fato é que ultimamente muitas coisas têm acontecido tornando o trabalho um inferno para os funcionários: O CREAS atende todo público do município, Sede e Distritos. São 200 mil pessoas que podem depender dos nossos serviços em algum momento, quando em duas famílias houver casos de violência sexual, violência contra a mulher, o idoso, a criança; adolescentes em conflito com a lei e outros casos. Os casos precisam de acompanhamento: os assistentes sociais, psicólogos, advogado e pedagogo precisam acompanhar a família por meses, às vezes anos até que a família supere a situação de risco social. Assim, 03 carros seriam poucos para os profissionais visitarem locais como Taperuaba, Aracatiaçú, Jordão, Aprazível, Jaibaras e outros.

Ultimamente, dispúnhamos de 2 para atender as demandas espontâneas, denúncias do Disk 100, levar equipes para a rua e o fórum todos os dias. A produtividade estava em queda, por que um dos carros estava sempre quebrado. Além disso, os carros estão (ou estavam) irregulares. Tanto que uma equipe de chegou a passar a manhã inteira no Posto da Polícia Rodoviária Estadual, pois o carro foi detido.
Ao invés de disponibilizar mais um carro, a Secretaria retirou um, alegando que a produtividade estava em baixa. O que já não estava bem agora piorou. Tradução: O foco não está nas pessoas e na demanda e sim nos números que contam mais para a gestão. Não fosse só isso, a equipe é obrigada a participar de eventos de campanhas políticas, so para dar quantidade como se isso fosse sua obrigação. A lei das SUAS diz que não pode ter a precarização dos trabalhadores, ou seja, que os trabalhadores devem ter seus direitos garantidos.

Os trabalhadores das SUAS em Sobral não são concursados nem tem vínculo celetista. Nossos salários estão defasados. Para se ter uma idéia, qualquer um profissional de nível superior recebe R$ 2.133,33 (bruto) e um de nível médio R$ 810,00 (bruto). Com os descontos previstos em lei, este total tem ainda seus descontos.


Além disto, alguns profissionais tem seus salários atrasados, tornando a nossa situação às vezes tão dramática quanto a de um usuário que procure os nossos serviços. Se não fosse tudo isto, a equipe ainda teve as suas férias canceladas por “vingança”, visto que a nossa produtividade está abaixo da meta. Mas está por causa de quê?Para terminar, solicito esse espaço porque a SEDS não escuta as queixas dos profissionais e não está nem aí para os nossos problemas. Cobram-nos resultados e não contribuem pra que isso aconteça. Como pode um técnico fazer 30 visitas por mês se não tem carro?"

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Em boa fase, Ceará recebe o Itabaiana-SE almejando classificação na Copa do Nordeste

  (Wilson Gomes/O repórter de todas as notícias) - Vivendo ótimo momento na temporada, o Ceará, chega com a confiança elevada para tentar c...