sábado, 11 de julho de 2015

SAAE INICIA MONTAGEM DE ADUTORA E REFORÇA ABASTECIMENTO AOS SOBRALENSES

A equipe do SAAE Sobral em parceria com a Prefeitura de Sobral e Cogerh deram prosseguimento as ações emergenciais de abastecimento de água potável para Sobral. As tubulações da adutora de engate rápido foram entregues ao SAAE e a obra está sendo executada. O objeto da obra é otimizar o fluxo do abastecimento para os bairros de Sobral que tiveram a oferta de água reduzida desde o fechamento das comportas do açude Araras, em Marçodeste ano. A adutora transferirá a captação do Rio Acaraú para o Rio Jaibaras.
O SAAE recebeu no dia 30 de junho os tubos de ferro fundido de 300 mm, que estavam em Tauá e, desde então a equipe da Autarquia vem realizando a montagem para entregar, em tempo recorde, o reforço na oferta de água tratada. O fechamento das comportas do Araras foi uma das medidas gerenciamento dos mananciais, realizada pela Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos – Cogerh, visando garantir o abastecimento de cidades do alto Acaraú até 2016. A ação visa garantir a segurança hídrica das sedes que fazem a captação da água direto da barragem.
O investimento foi de aproximadamente R$ 2 milhões e por ser uma adutora de engate rápido não necessitará de maiores intervenções. As tubulações da adutora serão instaladas na superfície, partindo da captação da ETA Sumaré, no Rio Jaibaras margeando a BR-222, interligando próximo a Ponte do Rio Acaraú, em uma adutora existe. “Por isso, projeto inicial estima apenas 30 dias para conclusão da intervenção”, explica o Diretor Operacional, Ealber Luna.
A nova adutora atenderá o lado direito do Rio Acaraú, abrangendo os bairros Sinhá Saboia, Conjunto Santo Antônio, Cohab I , Cohab II, Dom Expedito, Boa Vizinhança, Jatobá, Distrito Industrial, Cidade São Gerardo Cristino e a localidade de Caioca. Estão sendo instaladas para recuperar a perda no abastecimento com o fechamento das comportas do açude Araras. Com o término da ação o SAAE atenderá mais de 9 mil ligações ligações, garantindo o abastecimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Em boa fase, Ceará recebe o Itabaiana-SE almejando classificação na Copa do Nordeste

  (Wilson Gomes/O repórter de todas as notícias) - Vivendo ótimo momento na temporada, o Ceará, chega com a confiança elevada para tentar c...