terça-feira, 1 de dezembro de 2015

LEÔNIDAS CRISTINO CONQUISTA O CINTURÃO DIGITAL PARA COREAÚ



Na próxima sexta-feira, dia 4, será anunciada, em Coreaú, a contratação da empresa que levará ao município os cabos de fibra ótica do Cinturão Digital, a infraestrutura de comunicação de dados e internet de alta velocidade do Ceará. O município, que hoje tem uma conexão por sinal de rádio com velocidade de 50 Mega, passará a contar com a velocidade máxima de 10 giga do Cinturão Digital.
A conquista teve origem num projeto do deputado federal Leônidas Cristino, ainda na gestão do então governador Cid Gomes, que autorizou colocar o investimento no Fundo de Inovação Tecnológica (FIT). Agora, a execução do projeto será realizada pelo governador Camilo Santana. O investimento é de R$ 1, 27 milhões liberados pela gestora do FIT, a Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap), vinculada à Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior.
A conexão à fibra será feita na altura do Km 21 da BR-122, em Sobral, na estrada de Cariré. Daí será levada a Coreaú ao longo de 41 Km. No trajeto, a fibra ótica atravessa dois distritos de Sobral: em Aprazível, passa ao lado da Fábrica de Cimento da Votorantim e, no distrito de Lavras de Pedras, ao lado da Igreja.
A internet de alta velocidade do Cinturão Digital vai possibilitar um trabalho de inclusão digital ao conectar escolas, hospitais, postos de saúde, instituições da administração estadual e municipal, delegacias, Ematerce, Cagece e outras. O investimento inclui a instalação de uma torre de 60 metros na Escola Estadual de Ensino Médio Vilebaldo Aguiar que vai distribuir o sinal para distritos e cidades vizinhas ao fazer o que na linguagem técnica é chamada de ‘iluminação’ do entorno.  Caberá à Prefeitura definir as praças e logradouros que terão o acesso livre para navegação na internet.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Em boa fase, Ceará recebe o Itabaiana-SE almejando classificação na Copa do Nordeste

  (Wilson Gomes/O repórter de todas as notícias) - Vivendo ótimo momento na temporada, o Ceará, chega com a confiança elevada para tentar c...