domingo, 4 de junho de 2017

Eunício reafirma compromisso com demandas do setor pesqueiro



O presidente do Senado Federal se comprometeu em buscar junto ao Ministério do Meio Ambiente solução para o impasse que prejudica os pescadores até o próximo dia 20 de junho
Trabalhar honestamente, amparado pela vocação e pela legalidade. Esse é o principal anseio do setor pesqueiro no Ceará. Representantes da atividade reuniram-se nesta sexta-feira com o presidente do Senado Federal, Eunício Oliveira (PMDB-CE), e receberam do parlamentar o compromisso de reforçar a luta em Brasília pelo fortalecimento do setor.

A principal demanda das entidades de pesca do Ceará diz respeito à vigência da Portaria nº 445/2014 do Ministério do Meio Ambiente, que lista 475 espécies de peixes e invertebrados aquáticos como ameaçadas de extinção, proibindo a captura, transporte, armazenamento, guarda e comercialização dos animais. Entre as espécies, estão o pargo e o sirigado. Praticamente impedidos de trabalhar desde a queda da liminar que suspendia os efeitos da portaria, empreendedores e pescadores defendem uma revisão da norma.


A reunião foi organizada pelo deputado federal Moses Rodrigues (PMDB-CE), e contou com a participação de diversas entidades governamentais e da sociedade civil, lideranças políticas e do setor pesqueiro. Entre elas, a presidente do Sindicato das Indústrias de Frio e Pesca (Sindfrio), Elisa Maria Gradvohl, que destacou a importância da mobilização em prol da garantia de condições de trabalho para a pesca no Brasil.
O diretor técnico do Coletivo Nacional de Pesca e Aquicultura, Cadu Villaça, explicou com detalhes as dificuldades enfrentadas pelo setor para convencer o Ministério do Meio Ambiente da necessidade de revisão da portaria, uma vez que estudos técnicos comprovam que espécies como o pargo e o sirigado não correm risco de extinção. Segundo ele, cerca de 180 mil pessoas no Ceará dependem da pesca para a subsistência.

Eunício afirmou que sua trajetória política tem sido pautada pela defesa dos interesses do Ceará, em primeiro lugar, do Nordeste e do Brasil. Ele se colocou seu mandato parlamentar e sua condição de presidente do Congresso Nacional inteiramente à disposição do setor para buscar uma solução junto ao Ministério do Meio Ambiente. Ele fixou um prazo para se reunir com o ministro Sarney Filho até o próximo dia 20 de junho.

“Estamos vivendo um momento delicado, enfrentando muitos desafios, entre eles, o do desemprego. Com muito trabalho, fazendo o bem sem olhar a quem, alcançamos muitas vitórias, como os recursos para a Transposição do São Francisco, a renegociação das dívidas dos agricultores e a regulamentação da vaquejada. Com a mesma veemência, coloco-me inteiramente à disposição da luta correta, justa e honesta dos pescadores”, destacou Eunício.

O deputado Moses Rodrigues informou que a resistência maior tem sido dos técnicos do Ministério do Meio Ambiente, que alegam não possuir estudos para embasar uma nova portaria. Por isso, segundo ressaltou o parlamentar, os pescadores estão munidos de diversos estudos para mostrar que o seguimento da atividade é possível, e que a participação de Eunício no debate será primordial para o esclarecimento de todos, no que foi reforçado pelo deputado estadual Leonardo Araújo (PMDB).

A diretora do Instituto de Ciências do Mar (Labomar), da Universidade Federal do Ceará, Professora Maria Ozilea Bezerra Menezes, colocou o órgão à disposição para realizar estudos que sirvam de subsídios para a luta dos pescadores. Inclusive, ela sugeriu a utilização de uma embarcação de propriedade do Labomar para a realização dos trabalhos.

O superintendente do Ibama no Ceará, Herbert Lobo, também participou do encontro, ocasião em que defendeu uma ampla discussão com vistas a fortalecer a atividade da pesca como um todo, tanto do ponto de vista legal quanto institucional. Para ele, o setor pesqueiro atua em um ambiente de instabilidade, o que prejudica a atividade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PREFEITURA DE SOBRAL VAI BUSCAR APOIO JUNTO AO MINISTÉRIO DA SAÚDE PARA SANTA CASA

Aconteceu em Brasília, Capital Federal, uma importante reunião no Ministério da Saúde, nesta terça-feira (08 de abril), com o objetivo de en...