segunda-feira, 21 de outubro de 2019

Estudantes de Pacujá, protagonizam replantio de espécies típicas da Caatinga




Valorizar a vegetação nativa da Caatinga deixou de ser questão de prova e ganhou tons de realidade em Pacujá, município do Noroeste do Ceará. Cerca de 180 estudantes, entre crianças e adolescentes, decidiram sair da sala de aula e compartilhar ensinamentos sobre educação ambiental com seus vizinhos, familiares e colegas. Eles fazem parte do Projeto Jovens Ambientalistas de Pacujá, que, desde 2018, incentiva a substituição de plantas estrangeiras por espécies naturais do semiárido cearense no interior do Estado. 
O ambientalista Jorge de Moura foi o responsável por implementar o projeto. Morador de Pacujá, ele teve a ideia de disseminar a valorização da vegetação nativa após ver necessário “apresentar a educação ambiental no desenvolvimento do aluno, para ele conhecer o lugar em que vive, conhecer a Caatinga, valorizar sua fauna e sua flora”, pontua. O principal desafio encontrado foi conscientizar os moradores quanto à arborização urbana. 
Segundo ele, a espécie Azadirachta indica, conhecida como Nim Indiano, acabou tomando o espaço da vegetação local nas residências, prédios públicos, avenidas e calçamentos. A proposta do ambientalista era, aos poucos, substituir a espécie estrangeira por árvores nativas. Foi preciso fazer a adequação caso a caso. “Para fazer a substituição gradativa, selecionamos as plantas de médio e grande porte”, lembra. 

Plantas Nativas

O primeiro desafio do projeto foi conseguir retirar cerca de 30 plantas indianas do entorno do Estádio Municipal Poeirão. Em seguida, foram plantadas 150 espécies nativas da Caatinga no espaço, entre fruteiras, um pinheiro exótico e uma planta de ornamentação. Além disso, nas principais praças da cidade foram plantadas árvores nativas, atividade ainda em curso nos pátios internos e externos das escolas do Município. 

Com informações, Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faculdade F5 lança campanha de Vestibular trazendo estudantes como protagonistas e ofertando descontos e condições especiais!

 (Wilson Gomes/O repórter de todas as notícias) - A Faculdade 05 de Julho (F5) está com inscrições abertas para o Vestibular do 2º semestre...