segunda-feira, 7 de novembro de 2016

Crise da água: Autoridades temem colapso de água nas cidades da Serra da Ibiapaba por causa da seca



A situação do Açude Jaburu I, que abastece mais de 300 mil pessoas na Serra da Ibiapaba não é nada confortável, com apenas 16,10% da sua capacidade, uma marca histórica negativa.

Segundo dados da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), o Jaburu I continua diminuindo o seu nível a cada dia que passa no que pode gerar um colapso iminente no abastecimento de água de toda a região. A situação é o reflexo do mau uso e desperdícios, do calor escaldante e das chuvas que já não caem com regularidade.
O reservatório agoniza, mas, segue valente, sendo usado não só para o consumo humano, mas também, para o setor produtivo, como o agronegócio, que tem na água um dos insumos imprescindíveis para a manutenção dos seus negócios.
Sem prognóstico definido, a Funceme alerta que o quadro da estiagem tende a se intensificar até dezembro no estado, pois as chuvas neste período quase não ocorrem, e com a radiação solar elevada nesta época do ano traz mais calor e consequente evaporação para os açudes já em níveis críticos. Restando portanto, uma grande mobilização da população para fazer uso racional e sustentável deste importantíssimo líquido.


Com informações, Ubajaranoticias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Em boa fase, Ceará recebe o Itabaiana-SE almejando classificação na Copa do Nordeste

  (Wilson Gomes/O repórter de todas as notícias) - Vivendo ótimo momento na temporada, o Ceará, chega com a confiança elevada para tentar c...