quarta-feira, 9 de novembro de 2016

Donald Trump surpreende e ganha eleições presidenciais dos Estados Unidos

O republicano Donald Trump, de 70 anos, surpreendeu o mundo e venceu a democrata Hillary Clinton na corrida eleitoral para presidente dos Estados Unidos. A conquista do empresário milionário de Nova York à presidência foi confirmada por volta das 5h32min (horário de Brasília) desta quarta-feira, 9, quando ele conseguiu os 276 delegados, ultrapassando os 270 necessários para ser o vencedor no Colégio Eleitoral.
Os especialistas projetam que o governo Trump será voltado para questões internas e isolado da política externa. A expectativa é de que ocorra um distanciamento do hemisfério sul, atingindo relações comerciais de países como Brasil, México e da Ásia. Para o professor de Ciência Política e relações internacionais do Ibmec/MG, a vitória de Trump representa uma guinada reacionista à política externa dos Estados Unidos e assuntos internacionais.
"Muito provavelmente (resultará) em um distanciamento de assuntos ligados e questões internacionais do comércio, a relação de corporação, o problema da guerra, e de questões mais recentes, como o terrorismo, o ciberterrorismo e coisas do gênero", disse Oswaldo.
De acordo com o professor, com Trump, os Estados Unidos devem adotar uma postura como adotou no século 19, quando se "acreditava internamente que qualquer coisa que ocorria no mundo, não era da conta dos EUA". O professor de relações internacionais e presidente do Instituto Brasil África, João Bosco Monte, reforça o discurso de distanciamento do governo republicano.
"Vitória de Trump pode degringolar as relações do resto do mundo com os Estados Unidos. Nesse sentido, Trump tem demonstrado em sua política externa, se é que ele pensa em política externa, que não olhará para América que não seja os Estados Unidos. Ele pensa em fazer um muro para separar do México. Vai cercear a presença dos estrangeiros", comentou Bosco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Em boa fase, Ceará recebe o Itabaiana-SE almejando classificação na Copa do Nordeste

  (Wilson Gomes/O repórter de todas as notícias) - Vivendo ótimo momento na temporada, o Ceará, chega com a confiança elevada para tentar c...