quinta-feira, 28 de junho de 2018

Leônidas Cristino defende incentivos fiscais para projetos de dessalinização de água marinha.


O deputado federal Leônidas Cristino proferiu discurso neta segunda-feira, 24 de junho, sobre a URGÊNCIA na aprovação do Projeto de Lei 7331/2017, de sua autoria, que concede incentivos fiscais para a implantação, operação e manutenção de plantas de dessalinização de água marinha.

Senhor Presidente,

A diversificação da matriz hídrica do Nordeste é uma necessidade premente. Depois de cinco anos consecutivos de seca a Região sai do período de chuvas de 2018 com os reservatórios insuficientemente abastecidos e centenas de cidades severamente ameaçadas pelo esgotamento iminente das fontes de água.
No Ceará, 26 dos 184 municípios (14%) já foram declarados em estado de emergência pelo governo do Estado em razão da escassez de água.
Pelo que representa de prejuízos, não é demasiado destacar que as obras do Eixo Norte, que fará chegar ao Ceará as águas da tão esperada Transposição de Águas do rio São Francisco, depois de incontáveis previsões oficiais, permanecem inconclusas e sem data certa para o terminar.
É com este cenário preocupante que o governo do Ceará avança a passos largos, de forma medida e planejada, para a implantação da primeira grande usina de dessalinização no Brasil.
A planta em estudo tem vazão de 1.000 litros de água por segundo e atenderá a uma população de 720 mil habitantes da Região Metropolitana de Fortaleza.
Trata-se de mais uma importante alternativa de solução para a falta de água potável.
A experiência internacional demonstra a viabilidade técnica e ambiental de instalação de usinas de dessalinização para atender a demanda de água potável das cidades litorâneas. O maior entrave apontado para a implantação desse projeto são os custos de processamento, muito elevados quando comparados com os custos convencionais.
Foi a partir desse diagnóstico que apresentamos o Projeto de Lei nº 7331/2017, que concede incentivos fiscais para a implantação, operação e manutenção de plantas de dessalinização de água marinha na área de atuação da SUDENE. O propósito central é reduzir os custos e viabilizar a implantação de mais essa indispensável alternativa.
Pela emergência da situação hídrica na nossa Região e o significado da aprovação desse projeto para evitar as consequências desastrosas de um colapso no abastecimento de água potável para milhões de pessoas, apresentei o Requerimento de Urgência nº 8917/2018, para o qual peço o indispensável e imperioso apoio das Senhoras e Senhores deputados.

Leônidas Cristino
Deputado Federal (PDT - CE)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faculdade F5 lança campanha de Vestibular trazendo estudantes como protagonistas e ofertando descontos e condições especiais!

 (Wilson Gomes/O repórter de todas as notícias) - A Faculdade 05 de Julho (F5) está com inscrições abertas para o Vestibular do 2º semestre...