sábado, 4 de maio de 2013

Governo dá prioridade aos portos na entrega de milho no NE

(Globo Rural On-line) - O governo federal publicou nesta sexta-feira (3/5) uma Portaria assinada pelo Ministro da Secretaria de Portos, José Leônidas Cristino, para facilitar as operações de remoção de milho relativas ao leilão de compra da próxima segunda-feira. O documento prioriza o embarque e desembarque do grão nos portos de destino do Nordeste. A Conab espera adquirir 83 mil toneladas de milho a granel no leilão da próxima semana. O volume deverá ser entregue pelos vencedores em armazéns portuários de quatro estados.

A ação leva em conta a situação de emergência e de calamidade pública em que se encontram vários municípios nordestinos que precisam ser atendidos com o suprimento de milho através dos portos locais. Com isso, de acordo com o art. 1º da Portaria 59, os portos públicos marítimos, lacustres e fluviais relacionados à logística de carga e descarga de milho deverão conceder prioridade às embarcações destinadas aos estados em situação de dificuldade.

Ainda segundo a norma, a determinação irá se aplicar somente ao processo de aquisição de milho efetivada pela Conab para atender os agricultores situados nos municípios onde foi decretada a situação de emergência ou calamidade pública. A medida aplica-se exclusivamente ao aviso de compra de milho em grãos Nº 081/2013, da próxima semana.

Esta é a terceira tentativa da Companhia de adquirir milho a granel com remoção por simultânea até os portos, conforme determinado pela Casa Civil. No último leilão, em 26 de abril, foi comprado um lote de 20 mil toneladas para entrega na Bahia.

A próxima operação tem entrega prevista em armazéns portuários de Fortaleza (CE), João Pessoa (PB), Natal (RN) e Recife (PE). O produto será doado aos governos estaduais, que ficarão responsáveis pelos custos de ensacamento, distribuição e outros necessários ao cumprimento da destinação do produto.

Um comentário:

Em boa fase, Ceará recebe o Itabaiana-SE almejando classificação na Copa do Nordeste

  (Wilson Gomes/O repórter de todas as notícias) - Vivendo ótimo momento na temporada, o Ceará, chega com a confiança elevada para tentar c...