sexta-feira, 28 de março de 2014

EXCLUSIVO: Blog Wilson Gomes tem acesso ao documento que pede CPI para o SAAE de Sobral


O Blog Wilson Gomes, teve acesso ao teor do documento que requer da Câmara de Vereadores de Sobral a instalação de uma Comissão para apurar as denúncias contra o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de Sobral, apresentado pelo vereador do Pros Gilmar Bastos.

De acordo com o vereador já chegou ao conhecimento da Câmara inúmeras denúncias provenientes da má administração dos recursos públicos por parte dos gestores da autarquia municipal, iniciando pela péssima qualidade dos serviços prestados a população, falta de conservação e zelo pelo patrimônio, desvio de finalidade contratual, como o de manutenção dos reservatórios que abastece a cidade.

O documento que pede a instalação da Comissão Parlamentar de Investigação (CPI), aponta que uma Estação Elevatória do SAAE, situada no bairro Coração de Jesus está abandonada, fazendo com que esgotos sejam lançados dentro da Lagoa da Fazenda.

Há denúncias de que o SAAE havia contratos para execução de pequenos serviços, e que os recursos estariam sidos utilizados para outros fins. Outro ponto questionado pelo vereador autor da CPI, se refere às ineficiências dos laboratórios das ETAS do Dom Expedito e Sumaré, por não funcionarem deixando de realizar as análises obrigatórias, conforme determina o Ministério da Saúde.

Caso os vereadores votem pela implantação da CPI, as investigações também deverão atingir a omissão do SAAE na cobrança junto aos loteamentos e construtoras de taxa para a expansão das redes e construção de ramais para atender aos empreendimentos particulares, acarretando elevação na taxa de água para a comunidade ou para os cofres do município; a construção de uma rede de 1.700 metros de extensão às pressas, em um final de semana, do ramal que serve a COHAB 1 e 2; investigar a utilização de caminhões-pipas pagos pelo SAAE para abastecimento d’água em residências particulares, em residências de luxos e, em municípios vizinhos, como exemplo, Coreaú, Alcântaras e Meruoca e a utilização de forma gratuita do caminhão de esgoto do SAAE nos municípios vizinhos.

Para que a Câmara vote o requerimento, o documento deverá conter no mínimo, sete assinaturas. O vereador já garantiu seis, faltando portanto somente um vereador se manifestar a favor da CPI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Discursos na tribuna da Câmara de Vereadores de Sobral, estão saindo "insosso"

  (Wilson Gomes/O repórter de todas as notícias) - Em ano de campanha eleitoral, e com a vontade de chamar a atenção dos eleitores e da pop...