Diante da estiagem que assolou todo o semi-árido nordestino e prevendo que os reservatório de água que abastecem Coreaú, (leia-se Açude Várzea da Volta), a prefeita de deste município, Érika Frota Cristino, procurou no início do ano o Superintendente da COGERH, Renis Frota, para uma solução para a iminente falta d’água na cidade, uma vez que a previsão era de total colapso no mês de setembro deste ano. Diante dos apelos de a gestora, o governador Cid Gomes autorizou a construção de uma adutora que liga o Açude Angicos, em Araquém, à Coreaú, solucionando definitivamente o problema de abastecimento do Município.
A burocracia da licitação e o desenrolar da construção da obra demorariam pelo menos dois anos e a solução imediata encontrada foi a construção de uma adutora de socorro que traria água do Rio Juazeiro até a estação de tratamento d’água da CAGECE em Várzea da Volta, perfazendo um total de aproximadamente 9 km com canos de campanha onde solucionaria o abastecimento de água neste período.
A Prefeitura de Coreaú se responsabilizou em transportar os canos, ceder uma retro escavadeira e a CAGECE se responsabilizaria pela operacionalização da obra.
Até o final desta semana será concluída a parte de engenharia restando a COELCE fazer as ligações elétricas para o bombeamento, espera-se que até o final deste mês a obra seja totalmente concluída e Coreaú voltará a ser abastecida com água de excelente qualidade graças aos esforços da parceria Prefeitura Municipal de Coreaú/COGERH/CAGECE/ Governo do Estado do Ceará.
Site da Prefeitura de Coreaú, via Visão Norte
Nenhum comentário:
Postar um comentário