segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

Instituto do Câncer em Sobral quer encerrar suas atividades

Uma possível falta de compromisso entre governo do Estado do Ceará e o Instituto do Câncer do Ceará (ICC) poderá levar o fechamento do setor na Santa Casa de Misericórdia de Sobral. Na semana que passou alguns pacientes deixaram de ser atendimento,que segundo informações repassadas ao Blog Wilson Gomes, seria por falta de medicamentos. Mas a situação pode ser mais complexa. Como a Santa Casa em uma unidade filantrópica, o convênio firmado entre as duas instituições depende não só de espaço físico, mas também de finanças. Com a nova política administrativa da Diocese de Sobral, o Instituto deverá arcar com as despesas de funcionários. Como o repasse não está sendo cumprido, o ICC como forma de pressão ameaça desativar o serviço na Santa Casa de Misericórdia de Sobral.

No ano de 2010, um convênio foi firmado e o ICC assumiu o gerenciamento do serviço, que envolve: Quimioterapia, Radioterapia e Laboratório de Patologia. O número de profissionais de lá para cá só tem aumentado, como forma de melhor atendimento a população de 55 municípios da região. Atualmente são sete profissionais no Laboratório, quatro Patologistas e um representante. Na parte de tratamento, o serviço de Oncologia conta com cinco oncologistas clínicos, quatro cirurgiões (3 de abdômen e 1 cabeça e pescoço).

Um acordo entre o Ministério da Saúde e os gestores hospitalares promete dar mais qualidade ao tratamento de câncer e esperança aos que sofrem com tal enfermidade. Novos equipamentos devem chegar, no começo deste ano de 2014, ao Ceará. Um deles é o acelerador linear de partículas, um aparelho de grande precisão para a radioterapia clínica.

As consultas anteriormente agendadas deverão ser cumpridas ao logo desta semana. Pessoas que são pacientes do ICC, informam ao blog, que o bispo Dom Odelir Magri está tentando uma audiência com o governador Cid Gomes e outras autoridades de área da saúde para rever a situação, garantindo assim o repasse da verba para manutenção e pagamento de funcionários e servidores do ICC no Município e a continuação do serviço aos pacientes da região Norte, que, segundo dados extraoficiais, são quase mil pacientes assistido pelo ICC mensalmente em Sobral.  No Ceará são quase 800 por atendimentos/dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Discursos na tribuna da Câmara de Vereadores de Sobral, estão saindo "insosso"

  (Wilson Gomes/O repórter de todas as notícias) - Em ano de campanha eleitoral, e com a vontade de chamar a atenção dos eleitores e da pop...