terça-feira, 21 de maio de 2013

GAIOLAS: vereadores pedem a retirada dos criatórios do Jaibaras


Os vereadores de Sobral querem mudar a política de gerenciamento do açude Ayres de Souza (Jaibaras). Eles querem que sejam retiradas do espelho d’água do açude as gaiolas de criatório de peixe tilápia. O assunto foi bastante debatido na sessão de segunda-feira, durante pronunciamento do vereador Gilmar Bastos, que demonstrou preocupação com a situação em que se encontra o reservatório, com suas águas bastante contaminadas. “A gente precisa diminuir o número de gaiolas e temos que começar retirando de um empresário de Fortaleza, que utiliza mais de 400 gaiolas e não gera empregos para região”, disse Gilmar Bastos. 


A denúncia se tornou mais evidente, quando Carlos do Calisto, levantou a informação de que a ração colocada para alimentar os peixes do empresário não tem selo de garantia e que é armazenado dentro de um galpão de Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs), responsável pelo gerenciamento do reservatório. “Os pequenos produtores, tem a preocupação de colocar ração com selo de garantia, mas o empresário não. A ração é transportada em sacos sem nenhuma identificação”, disse Carlos do Calisto.


O  vereador Vicente de Paulo (Paulão) adiantou que há vários meses vem trabalhando na tentativa de identificar quais os prejuízos, que essas gaiolas traz para a população jaibarense. Paulão também assegurou que tem filmagem onde denuncia que a ração lançada no açude pelo empresário em questão é guardada dentro do Dnocs. Os vereadores agora vão lutar para que todas as gaiolas sejam retiradas e que um trabalho de despoluição do açude seja iniciado para a população sobralense não sofra com um futuro colapso de abastecimento d’água.

Um comentário:

Discursos na tribuna da Câmara de Vereadores de Sobral, estão saindo "insosso"

  (Wilson Gomes/O repórter de todas as notícias) - Em ano de campanha eleitoral, e com a vontade de chamar a atenção dos eleitores e da pop...