Quarenta e duas mil pessoas morreram em 2011 vítimas de acidentes de trânsito no Brasil. “Isso é uma tragédia”, disse o deputado João Ananias que participou como debatedor do I Fórum de Discussão sobre Acidentes com Motociclistas aberto nesta quinta-feira, 4, no auditório do Instituto Dr. José Frota (IJF). Ele destacou que se trata de um problema de saúde pública e acrescentou que a bebida alcoólica está entre as principais causas dos acidentes. O evento será encerrado na sexta-feira, 5.
O cirurgião vascular do IJF e coordenador do Fórum, Lineu Jucá, apresentou os números dos acidentes de trânsito no País e cobrou das autoridades ações políticas para reduzir os índices. Ele ressaltou que houve um aumento no número de acidentes de trânsito e mostrou dados de que 36,91% das mortes no trânsito no Ceará são por moto e que por dia no Estado, são registradas 2,43 mortes em acidentes com motos.
No IJF, maior hospital de trauma no Estado, 90% dos leitos são ocupados por pacientes vítimas do trânsito. “Falta ação política”, observou Lineu Jucá. Ele disse ainda que os acidentes de motocicletas são mais graves e mais letais do que as ocorrências de carro porque, em moto, a proteção do condutor é basicamente o próprio corpo do condutor. “O motociclista cai direto no solo”, explica Lineu Jucá, que pesquisou o perfil das vítimas de acidente de motocicleta que dão entrada no IJF.
Nenhum comentário:
Postar um comentário