terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

DESCASO: vereador do PRB denuncia mal atendimento do SAMU em Sobral

O vereador do PRB Gegê Romão foi a tribuna do Plenário 5 de Julho pela primeira vez e levou para o seu discurso a fragilidade e em algumas vezes o descaso na prestação de serviço pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). Em duas reportagens mostradas através de vídeos o vereador apresentou relatos de dois casos em que pacientes que aguardavam atendimento pelas ambulâncias do SAMU, acabaram morrendo. Um antes - há cerca de um ano, e um outro depois - há pouco mais de uma semana. 

Os dois casos mostrado pelo parlamentar conta fatos verídicos de famílias carentes que esperaram por atendimento médico, através desse serviço que é assistido pelo Município, mas que acabaram perdendo seus entes querido pela demora no atendimento, ou pela recusa em atender,  que julgaram os casos como atendimento que não levava risco à vida dos pacientes.

O assunto caiu como uma bomba na qualidade de atendimento oferecido pelo município na área da saúde, antes de colocar em funcionamento o Hospital Regional Norte. "Quando se trata de um atendimento às pessoas pobres, o serviço não chega, mas quando se trata de uma pessoa abastarda a ambulância chega de imediato", denunciava o vereador Gegê Romão. 

A prova de que o prefeito Veveu Arruda, tem que "arrumar" a casa na área de saúde, é visível, se levarmos em conta os fatos que são narrados pelos vereadores: uma vez, Fredim, outra vez Rogério Arruda, e, agora, Fransquinha do Torto, que disse durante o discurso do vereador do PRB (base aliada), que uma pessoa da localidade de São José do Torto, morreu uma semana após dar entrada na Santa Casa. Essa pessoa segundo a vereadora teria esperado horas e horas, por uma ambulância da localidade que só foi liberada depois da chagada da enfermeira responsável pela Unidade de Saúde do referido distrito. "E tem mais, uma outra ambulância que serve as comunidades mais distante, não viaja para Sobral. Pega os pacientes e leva para o Centro de Saúde de lá mesmo. Se precisar vir pra Santa Casa, tem que ser noutra ambulância", disse a vereadora do PV.

Para o presidente da CM os casos serão apurados e que vai procurar a pessoa resposável pelo Centro da Saúde da Família de São José do Torto para saber o que está acontecendo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faculdade F5 lança campanha de Vestibular trazendo estudantes como protagonistas e ofertando descontos e condições especiais!

 (Wilson Gomes/O repórter de todas as notícias) - A Faculdade 05 de Julho (F5) está com inscrições abertas para o Vestibular do 2º semestre...